Agronegócio

Estoque de grãos em queda

O Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) projetou nesta quinta-feira que os estoques globais de grãos na safra 2018/19 vão cair à medida que a produção permanece estagnada e a demanda aumenta. O órgão intergovernamental divulgou um relatório mensal onde estimou a produção mundial de grãos em 2018/19 em 2,087 bilhões de toneladas, queda de 0,25% na comparação com o ciclo anterior, com o consumo avançando 1,1%, para 2,13 bilhões de toneladas. A produção de milho deve crescer em sete milhões de toneladas, para 1,052 bilhão, enquanto a de trigo tende a cair em 17 milhões, para 741 milhões.

Aumento da produção

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, disse que “a simbiose lavoura-pecuária é a grande oportunidade que o Brasil tem para crescer na agricultura”. Segundo o ministro, o País pode até “dobrar a produção agrícola sem usar novas áreas de desmatamento, algo bem complicado de fazer já que a legislação ambiental é bastante dura”.

Sobre a recuperação de áreas degradadas, Maggi disse que os resultados obtidos com as áreas antes usadas na pecuária, e que atualmente são aproveitadas com lavouras, “são as melhores dos mundos, quando se mede as emissões de gases estufas e os compromissos que o Brasil assumiu na preservação do meio ambiente do planeta”.

Doação de alimentos

Durante o 18º Seminário da Mulher realizado pela C. Vale em Palotina, as participantes repassaram aos Núcleos Femininos, mais de 500 quilos de alimentos não perecíveis. Os donativos já estão sendo entregues às entidades assistenciais dos municípios da área de ação da cooperativa no Paraná. Em Palotina, os alimentos foram entregues à Pastoral do Auxilio Fraterno.