Saúde

"Este retrocesso é algo que Cidade do Leste não merecia", diz empresário

Fidelino Díaz, da Câmara de Empresários de Ciudad del Este, lamentou a determinação do governo paraguaio de voltar à quarentena

"Este retrocesso é algo que Cidade do Leste não merecia", diz empresário

Fidelino Díaz, da Câmara de Empresários de Cidade do Leste no Paraguai, lamentou a determinação do governo paraguaio de voltar à quarentena e o desafiou a assumir o pagamento de salários a funcionários de empresas que passam por dificuldades na pandemia do novo coronavírus. O empresário disse que a determinação será analisada dentro do sindicato, e que emitirá uma declaração nas próximas horas.

“É um impulso que Ciudad del Este não merecia, mas, por outro lado, é fruto da inconsciência de alguns, porque muitas pessoas tomaram o devido cuidado e sacrificaram muitas coisas, não apenas o comércio”. Ele lamentou que a Ponte da Amizade nunca estivesse totalmente fechada. “Havia pessoas que atravessavam quando queriam, também pela água do Rio Paraná, uma fronteira totalmente permeável. Não quero culpar apenas um setor, mas a questão da ponte nunca foi resolvida. A fronteira nunca foi fechada, você vai para Presidente Franco e atravessa para o outro lado de canoa sem problemas”.

De acordo com o empresário, “esse é o preço da inconsciência de um pequeno grupo que o faz pagar uma cidade inteira”. “Nós e todos os cidadãos temos exigido a ausência do Estado no leste do país, uma cidade tão importante, que tanto contribui para a economia. Gostaríamos de saber por que o prefeito e o governador não gostam de nós. Não sei, mas eles não olham para a fronteira”, disse ele.

Ele garantiu que havia muita supervisão do governo em relação a Cidade do Leste. “Se nossos hospitais estivessem equipados, como solicitamos há tempo, com a infraestrutura apropriada, talvez não voltássemos à fase zero, mas há uma decisão muito grande por nossas autoridades”.

Ele afirmou que em diferentes setores existem muitas necessidades. “Isso é mortal. Estamos todos com o moral baixo, porque sinceramente desencorajamos isso. Sabíamos que isso poderia acontecer, mas o víamos como algo distante, mas agora já é uma decisão e realmente atinge o moral, mas, por outro lado, o povo de Este é criativo, solidário e generoso.

Díaz lembrou que Cidade do Leste já passou por muitas crises, mas os danos que essa situação deixará em muitos setores serão profundos. “Não será fácil, não há outra maneira, essa situação deve ser revertida. Os amigos médicos dizem que as camas estão todas ocupadas e que os relatórios oficiais do Ministério mentem, que há muito mais casos do que os relatados”.

“Um médico me ligou e disse: cuide-se, porque se você ficar doente, eu não tenho mais um lugar para você e isso é sério”, acrescentou.

Retornando à fase zero dos acertos da quarentena inteligente. “Isso é profundo, não esperávamos voltar à fase 2, mas com isso nos forçará a fechar tudo novamente. Estou tentando lembrar qual foi a fase inicial. O que eu quero saber é se o governo vai pagar o salário para as pessoas que vão ficar em casa; é isso que eu quero saber”.

O empresário argumentou que, “assim como as pessoas foram mandadas para casa, o governo deve ser responsável, pagar o subsídio, pagar aqueles que as forçam a ficar em casa. Eles nos forçam a ficar em casa, para que nos depositem no banco, é o que eles devem fazer minimamente ”.

Fonte: Portal da Cidade com La Clave