Cotidiano

Este ano município já tem três casos de H1N1

Ministério da Saúde inicia, no dia 25 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, com término previsto para o dia 20 de maio.

Cascavel – Os sintomas se confundem com uma gripe convencional ou ainda com a própria dengue, que está assombrando a população nos últimos meses. Mas o que deve causar mais preocupação daqui para frente é a Gripe A, a famosa H1N1. Diferentemente do que muitos possam pensar, a doença não está restrita ao clima frio.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Cascavel, nos primeiros meses de 2016 já foram confirmados na cidade três casos de Influenza A, H1N1. Em todo o ano passado foram 17 registros.

Para minimizar os impactos da doença, que neste ano promete vir com tudo, o Ministério da Saúde inicia, no dia 25 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, com término previsto para o dia 20 de maio.

Conforme a Secretaria de Saúde, o Ministério ainda não repassou as metas de vacinação para este ano, nem qual será o público-alvo. Ainda não há previsão de quando as doses das vacinas estarão disponíveis.

Já na rede particular, Cascavel conta com a vacina variando de R$ 60 a R$ 80.

Dentre os sintomas da doença estão febre alta, coriza e tosse, dor de cabeça, dor muscular e fraqueza. Em algumas ocorrências há registro de vômito e diarreia.

Nos outros anos, a vacinação foi prioritária para os chamados grupos de risco, que incluem gestantes, crianças com idade de seis meses a cinco anos, idosos acima de 60 anos e pessoas com doenças crônicas, como doenças respiratórias crônicas, doença renal, entre outras.

Conforme dados do Ministério da Saúde, em todo ano passado no Brasil foram registrados 141 casos, que resultaram em 36 óbitos. O Estado de São Paulo, por exemplo, já decretou alerta e está em surto com 260 casos confirmados e 38 mortes em 2016.