Cotidiano

Estados Unidos proíbem Wells Fargo de abrir filiais no exterior

WASHINGTON – Autoridades de controle financeiro dos Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira que o banco Wells Fargo está proibido de abrir novas filiais no exterior até que conserte falhas em seu plano de falência.

O chamado “testamento de vida” é exigido a todos os grandes bancos americanos diante da eventualidade de falência. O objetivo do documento é que, nessa situação, os bancos de desmantelem sem causar impacto em outras instituições, como visto na crise de 2008, que afetou todo o sistema financeiro.

As autoridades disseram que o Wells Fargo não deu certeza suficiente em duas áreas apesar de várias tentativas. Como consequência, o banco não poderá abrir agências fora dos Estados Unidos, nem adquirir subsidiárias não-bancárias.

O banco tem até 31 de março para corrigir as deficiências assinaladas. Caso não isso não aconteça em dois anos, será exigido que o banco se desfaça de ativos ou operações para facilitar o processo de falência.

O Wells Fargo se declarou “decepconado” pela resolução, segundo nota da instituição, mas indicou que está em condições de apresentar as modificações solicitadas dentro do prazo.