Cotidiano

Estados terão capacidade de pagamento avaliada com novo método

BRASÍLIA – A secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, confirmou que o governo vai criar uma nova metodologia para avaliar a capacidade de pagamento dos estados. Essa classificação é usada pelo Tesouro na hora de conceder aval para empréstimos dos governos regionais. Segundo ela, a atual metodologia data de 2012 e tem vários questionamentos.

? Vamos propor uma nova metodologia que olhe mais à frente, que agregue novos elementos a essa classificação. Vamos fazer uma consulta pública no início de dezembro e, já na semana que vem, vamos constituir um grupo de trabalho para definir como será essa consulta pública ? disse a secretária.

Ao ser perguntada sobre a possibilidade de o Tesouro partilhar a arrecadação obtida com a multa do programa de repatriação com os municípios, Ana Paula não descartou a possibilidade. Segundo ele, não há acordo com os prefeitos para fazer essa divisão, mas caso haja uma mudança no futuro, o governo poderia usar uma reserva técnica de R$ 16,2 bilhões ? destinada a quitar restos a pagar ? para alguma despesa adicional.