Cotidiano

Estados discordam sobre carta com medidas de ajuste fiscal

moeda.JPG

BRASÍLIA – O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, afirmou que a carta com medidas de ajuste fiscal que deve ser assinada por todos os estados ainda não está fechada. Segundo ele, há discordâncias de alguns governos regionais sobre certos itens, mas não especificou quais. Ainda não há data para a divulgação do documento.

estados 0212

? Como a situação dos estados são muito diferentes, estamos elaborando esse documento. Temos especificidades que estão sendo tratadas ? disse.

Rollemberg e outros quatro governadores almoçaram com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, nesta sexta-feira. A carta elaborada pelos governos regionais deve trazer compromissos gerais de ajuste fiscal. A ideia dos estados é que a lista funcione como um ?cardápio?, em que cada governador aplique as medidas que achar necessárias e as calibre.

Inicialmente, a ideia do governo era que essas medidas de ajuste fiscal funcionassem como contrapartida à liberação de parte do dinheiro da repatriação de recursos no exterior. Os estados, no entanto, reagiram a essa proposta e o governo cedeu em não vincular o pagamento da parcela, de mais de R$ 5 bilhões, ao arrocho fiscal. Do outro lado, os governadores resolveram elaborar a carta de intenções com o compromisso de realizar um ajuste nas contas.

Questionado, Rollemberg não soube dizer quando o governo vai liberar o montante dos recursos da repatriação. Ele disse que o assunto não foi tratado no almoço.