Cotidiano

Estado vai calçar com pedras estrada do oeste

Medianeira – O governo do Estado vai investir R$ 1,4 milhão na obra de calçamento da estrada que liga o Município de Ramilândia ao Distrito de São Roque, em Santa Helena. O investimento foi anunciado pela governadora Cida Borghetti ontem, durante o 3º Fórum Lar Agro, evento promovido pela cooperativa Lar na cidade vizinha de Medianeira.

No evento, que reuniu cerca de 1.400 produtores associados à Lar, a governadora assinou o convênio para a pavimentação com pedras poliédricas de um trecho de seis quilômetros da estrada. O recurso é da Secretaria da Agricultura e Abastecimento. Além de beneficiar agricultores que vivem em um assentamento e um acampamento na região, a obra vai encurtar em 25 quilômetros o acesso da sede da Lar uma unidade produtiva no distrito.

Cida afirmou que o governo do Estado é um parceiro dos municípios e do setor produtivo na área da infraestrutura e logística. “Estamos avançando para melhorar a qualidade das nossas estradas, rodovias, ferrovias, portos e aeroportos”, disse.

O presidente da Lar, Irineu da Costa Rodrigues, disse que o calçamento da estrada é uma obra muito solicitada na região e que a própria cooperativa encaminhou pedido para que fosse realizada. “Será importante para o transporte de ração, de aves e de outras produções da cooperativa. A melhoria na estrada também é importante para a população local, que ganha em mais segurança no deslocamento e mais facilidade de acesso ao atendimento à saúde e a escolas”, disse ele.

Embargo

No encontro, a governadora ressaltou que o governo do Paraná está empenhado em colaborar para reverter o embargo da União Europeia à carne de frango brasileira. A medida atinge, inclusive, a cooperativa Lar. “Estamos acompanhando a questão diretamente com o Ministério da Agricultura. Pedimos ao ministro Blairo Maggi agilidade e rapidez ao processo de intermediação com a Organização Mundial do Comércio. Estamos todos do mesmo lado”, afirmou.

Fórum Agro

O 3º Fórum Agro debate as tecnologias e inovações na criação de suínos, frangos e aves de postura no segmento integração agropecuária. Uma das maiores cooperativas do Paraná, com cerca de 10 mil pessoas empregados, a Lar contratou, desde 2015, R$ 191 milhões do BRDE para modernizar e expandir suas atividades.