Cotidiano

Estado, Sebrae e Fiep se unem por inovação

O objetivo é sistematizar e mapear instituições e dados secundários de forma a estruturar um sistema de informações relativo ao Ecossistema de Inovação

Foz do Iguaçu – Na quarta-feira, primeiro dia do encontro em Foz, o governador Beto Richa assinou Protocolo de Intenções com Sebrae-PR e Fiep para criar um sistema de informações. O trabalho vai permitir maior interação entre as instituições e maior eficácia das políticas federais, estaduais e municipais voltadas à inovação. Também assinaram o documento Vitor Roberto Tioqueta e Julio Cezar Agostini, representando o Sebrae, e o presidente do Sistema Fiep, Edson Luiz Campagnolo, secretários e representantes de outros órgãos do governo estadual.

O objetivo da iniciativa é sistematizar e mapear instituições e dados secundários de forma a estruturar um sistema de informações relativo ao Ecossistema de Inovação do Paraná, permitindo uma maior interação entre ICTs, empresas, governo e instituições de apoio e, portanto, uma maior eficácia das políticas de ciência, tecnologia e informação federais, estaduais e municipais.
A intenção é induzir um melhor uso dos ativos tecnológicos disponíveis no Estado, bem como disponibilizar e facilitar o acesso a bases de informações que permitam a identificação de redes e dados referentes ao Ecossistema de Inovação, além de contribuir para o fortalecimento do Ecossistema de Inovação do Estado do Paraná. O protocolo prevê várias ações em conjunto entre as universidades estaduais e instituições de apoio às empresas.

DE PORTAS ABERTAS

A Assembleia quer estreitar ainda mais as suas relações com os municípios, garantiu o presidente Ademar Traiano ao falar no encontro de prefeitos, que acontece no Rafain Hotel.  Para tanto, a Casa montou espaços exclusivos para receber os futuros administradores que estão em Foz. “Somos o elo entre a administração municipal e o governo do Estado. Esse é o papel do parlamentar e a Assembleia como uma Casa democrática não poderia deixar de estar presente em um evento dessa magnitude. A Assembleia é um componente importante e estamos propiciando aos prefeitos se integrarem de tudo o que acontece no Legislativo”, sustentou Traiano.