Política

Estado repassa quase R$ 1 milhão para aprimorar atendimento oftalmológico

Equipamentos serão adquiridos pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba, que atende pacientes SUS encaminhados por prefeituras de todo o Estado

Saúde investe em novos equipamentos oftalmológicos para pacientes de todo o Estado - Curitiba, 15/02/2022
Saúde investe em novos equipamentos oftalmológicos para pacientes de todo o Estado - Curitiba, 15/02/2022

O Governo do Estado vai repassar R$ 979.507,47 para melhorar o atendimento a pacientes oftalmológicos de todo o Paraná. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou, na manhã desta terça-feira (15), que o montante será usado para reestruturação, revitalização, aquisição de equipamentos, atualização e aprimoramento do serviço de Oftalmologia do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

O serviço especializado faz parte do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e atende os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pelas prefeituras paranaenses. Em média, são realizados cerca de 220 atendimentos por dia, entre consultas e exames. A equipe é formada por 25 médicos especialistas e 30 residentes.

“Vamos ter mais capacidade de atendimento aos usuários do SUS, que engloba Capital e Interior de todo o Estado. Um convênio que vai entregar novos equipamentos e amparar os profissionais dessa área. Em nome do Governo do Estado, reitero o nosso agradecimento a toda a rede hospitalar que disponibilizou leitos durante a pandemia, principalmente nessa instituição”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

BENEFICIADOS – Segundo ele, a população será a principal beneficiária desse investimento, com acesso a melhores condições de diagnósticos. “Esse ambulatório dará um novo impulso para fazer a melhor medicina oftalmológica”, completou o secretário.

Os equipamentos são para exames de campo de visão e para uso geral do hospital. Também serão adquiridos tomógrafo para retina e córnea e um Yag Laser, que permite a incisão ou abertura de tecido intraocular, sem a necessidade de abertura cirúrgica do olho.

Para o diretor do Hospital e Instituto Mackenzie, Rogério Donato Kampa, o apoio e o repasse para a aquisição dos equipamentos são fundamentais. “Há dois anos o serviço era precário. Esse convênio nos trouxe atendimento de ponta a pacientes SUS”, destacou.

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Ivo Leonarchik, falou sobre o quanto esse investimento é importante para os usuários do SUS. “Para nós gestores, existe impacto direto na vida do cidadão, no atendimento da saúde pública e, por isso, quero traduzir nossa gratidão, em nome dos municípios do Paraná, por terem esse olhar. O grande desafio é colocar tudo em funcionamento e manter essas parcerias de custeio e equipamentos”, reforçou.

A secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, e o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, agradeceram o trabalho da rede hospitalar e a parceria do Estado nos investimentos para a Saúde.

PRESENÇAS – Participaram também da formalização o diretor técnico do hospital, Gilberto Pascolat; o chefe do Departamento de Oftalmologia, Leon Grupenmarcher; o chefe de Gabinete da Sesa, César Neves; e o diretor de Gestão em Saúde, Vinícius Filipak.

AEN