Cotidiano

Estado manterá intervenção no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu

O secretário de saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, disse nesta quinta-feira (11) que o governo do estado manterá a intervenção no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, no oeste, por mais seis meses. Ele adiantou ainda que serão repassados mais R$ 30 milhões à unidade.

O anúncio foi feito durante uma visita com a secretária municipal de saúde, Inês Weizemann, ao Poliambulatório do Porto Meira. A unidade, atualmente administrada com o apoio de entidades sociais e particulares, receberá parte das verbas estaduais para o aumento do número de cirurgias eletivas.

"Mais uma sala cirúrgica está sendo reformada. E, a partir de julho, se tudo der certo com o Ministério da Saúde, nós vamos fazer um grande mutirão de cirurgias eletivas", observou. "Em julho, estaremos comemorando simbolicamente a cirurgia oftalmológica de número 5 mil."

Caputo disse também que o Hospital Municipal receberá novos equipamentos e que a área de neurologia será ampliada.

A intervenção administrativa teve início em novembro de 2016 depois de uma recomendação conjunta feita pelos ministérios público Federal (MPF) e Estadual (MPE) diante de dificuldades financeiras e irregularidades constatadas na gestão da unidade que é referência para oito municípios da 9ª Regional de Saúde.

O objetivo, reforçou na época o governador Beto Richa (PSDB), era a reorganização, regularização da gestão, readequação dos serviços e a definição das ações necessárias para a continuidade do atendimento à população.