Saúde

Estado já tem 80 policiais penais infectados por covid-19

Na primeira sondagem, havia 236 presos com covid-19, passando em uma semana para 244, com o primeiro óbito

Estado já tem 80 policiais penais infectados por covid-19

Curitiba – Em uma semana, foram registrados 21 novos casos de policiais penais (antigos agentes penitenciários) com covid-19 no Paraná, passando para 80 o total de confirmados, informa o Sindarspen (Sindicato dos Policiais Penais do Paraná), no Mapa de Monitoramento da Prevenção ao Coronavírus nas unidades penais do Paraná.

Na primeira sondagem, havia 236 presos com covid-19, passando em uma semana para 244, com o primeiro óbito. O deputado Nelson Meurer, preso na Penitenciária de Francisco Beltrão, foi internado e morreu no domingo (12) em decorrência da doença.

Entre as unidades com o maior número de presos com a doença, destacam-se a Casa de Custódia de Maringá com 27, a Penitenciária Estadual de Piraquara com 15 e a Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão com 10.

 

Agentes afastados

No último fim de semana, 15 servidores da mesma equipe da Penitenciária Estadual de Piraquara foram afastados por testarem positivo para a doença. Dois presos também foram confirmados com coronavírus e outros seis manifestaram sintomas nesta semana. “Estamos próximos de presenciar uma tragédia humanitária”, alerta o presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Paraná, Ricardo de Carvalho Miranda.

Na última terça, 31 servidores estavam com suspeita da doença e 15 agentes penitenciários foram afastados com covid-19. “A escala de trabalho foi feita no sábado, com 13 servidores, mas na terça pela manhã dois não compareceram após apresentarem sintomas na folga do plantão”, explica Miranda.

Com equipe reduzida, o sindicato faz um apelo ao governo do Estado para que se contratem emergencialmente novos servidores, façam testagem em massa, além de medidas urgentes para conter a disseminação da doença nos presídios.

 

Ausência de ações

O Sindarspen já faz inúmeras solicitações ao Estado e ao Depen sobre providências para evitar a disseminação da doença nas unidades, desde março. No dia 25 de junho, a diretoria do sindicato se reuniu com o secretário de Segurança, Rômulo Marinho, e cobrou, além da testagem, que seja apresentada a estratégia de prevenção e de contenção da doença no sistema penitenciário do Paraná, com o estabelecimento de protocolos de segurança sanitária que deverão ser seguidos à risca.