Cotidiano

Estado Islâmico se apodera de armas abandonadas em Palmira, dizem EUA

MIDEAST-CRISIS_SYRIA-PALMYRA-GAI31QEVD.1.jpgWASHINGTON – O Pentágono confirmou, nesta terça-feira (13), que o grupo extremista Estado Islâmico (EI) se apoderou de armamento abandonado pelo governo sírio após retomar o controle da cidade histórica de Palmira. O EI está comandando esta cidade desde domingo (11), nove meses após ser expulso pelas forças leais ao presidente Bashar al-Assad e pelos bombardeios do Exército russo.

? É possivelmente um dos contra-ataques mais importantes que vimos do EI ? disse o porta-voz do Pentágono, capitão Jeff Davis. ? Os extremistas se apropriaram de tudo deixado pelo governo sírio e isto pode incluir veículos blindados, artilharia.

O EI conquistou Palmira pela primeira vez em maio de 2015, destruindo um conjunto arqueológico considerado Patrimônio da Humanidade.

O Pentágono e os membros da coalizão internacional acusaram Damasco e Moscou de se esquecerem desta cidade e suas relíquias ao se concentrarem em bombardear os rebeldes em Aleppo.

? Sem dúvida pode haver um debate sobre o regime (sírio), apoiado pela Rússia, ter se concentrado em Aleppo e fracassado em controlar Palmira ? afirmou Davis.

O porta-voz do Pentágono também assinalou que as tropas leais a Assad abandonaram a antiga cidade “muito depressa” antes da chegada do EI. Moscou acusou os Estados Unidos de não coordenarem sua estratégia militar, permitindo ao EI contra-atacar em Palmira.

John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado, disse que a Rússia e Assad nunca estiveram comprometidos em lutar contra o EI na Síria. Seus esforços estavam direcionados a “esmagar violentamente a oposição, apesar de provocar muitas mortes inocentes”, destacou.