Cotidiano

Estado Islâmico encolheu quase um quarto em 2016, dizem analistas

64389613_A member of the Iraqi special forces Counter Terrorism Service CTS .jpg

LONDRES ? O grupo extremista Estado Islâmico (ISIS) perdeu quase um quarto de seus territórios em 2016, de acordo com um estudo publicado pelo grupo de análises IHS Markit nesta quarta-feira. O retrocesso, segundo o estudo, ameaça a coesão da organização terrorista, que teve derrotas significativas na Síria e no Iraque.

A superfície dominada pelo ISIS nesses dois países foi reduzida, entre janeiro e dezembro, de 78 mil km² para 60,4 mil km² ? uma queda de 23% no tamanho, e comparável à metade de um país como a Coreia do Norte, segundo o estudo. As perdas territoriais do ISIS em 2016 foram ?sem precedentes?, de acordo com analistas ouvidos pelo IHS Markit.

? Isso representa, para o grupo Estado Islâmico, um risco de deserções (de soldados) para outros grupos jihadistas rivais na Síria, além de um possível estouro interno ? avaliou Ludovico Carlino, especialista vinculado ao IHS.

Nesta quarta-feira, o exército iraquiano anunciou a libertação da parte leste de Mossul, cidade que era o principal reduto do Estado Islâmico naquele país. Os analistas do IHS Markit preveem que a cidade pode ser totalmente reconquistada pelo Iraque antes do segundo semestre de 2017, com a expulsão dos jihadistas de seus redutos na parte oeste.

? O grupo registrou perdas territoriais sem precedentes, principalmente em zonas cruciais para seu projeto de poder. E isso levando em conta a reconquista de Palmira em dezembro ? destacou Columb Strack, outro analista do IHS.