Cotidiano

Estado Islâmico deu ordens a suspeitos para realizar ataques na França

France Terror ArrestsPARIS – Cinco pessoas presas na França sob suspeita de planejar ataques contra alvos de segurança na capital francesa foram dirigidos remotamente pelo Estado islâmico no Iraque e na Síria, informou nesta sexta-feira o promotor de Paris.

Autoridades disseram no início desta semana que os ataques foram planejados para 1 de dezembro tendo como alvos o quartel-general da polícia e a sede do serviço inteligência em Paris, assim como bem como o parque temático Disneyland Paris.

A França já está em estado de emergência, com soldados patrulhando as ruas da capital, após ataques a bomba e tiroteios realizados por militantes islâmicos em novembro de 2015, que mataram 130 pessoas.

? Um ataque iminente foi frustrado ? disse o promotor de Paris Francois Molins em entrevista coletiva. ? Uma equipe de comando de Estrasburgo e também um homem preso em Marselha receberam instruções para adquirir armas, as instruções foram dadas por um comandante da região iraquiana-síria através de aplicativos criptografados ? acrescentou.

Documentos escritos à mão, prometendo lealdade ao Estado Islâmico e glorificando o martírio, foram encontrados em uma casa em Estrasburgo, no leste da França.

Dois dos cinco suspeitos haviam viajado para a fronteira entre a Turquia e a Síria através do Chipre em março de 2015. Quatro dos homens são franceses, enquanto um quinto é marroquino.

A polícia, entretanto, continua a procurar por um homem armado depois de encontrar uma mulher morta numa casa de repouso, onde cerca de 60 missionários viviam perto de Montpellier, no sudoeste da França, disseram fontes próximas à investigação na sexta-feira.

Uma fonte disse que uma zeladora havia entrado em contato com a polícia depois de se ter libertado depois de ser amarrada e amordaçada pelo suspeito.