Cotidiano

Estado Islâmico ameaça São Francisco e Las Vegas

WASHINGTON — Um novo vídeo do grupo extremista Estado Islâmico elogia o atirador de Orlando e ameaça as cidades americanas São Francisco e Las Vegas. Enquanto cenas das duas cidades são mostradas, jihadistas mencionam de Omar Mateen, que matou 49 pessoas numa boate gay da Flórida no início do mês.

Segundo especialistas, o vídeo de nove minutos teria sido feito por membros do EI em Mossul, já as cenas foram filmadas nas ruas das duas cidades. Entre os locais mostrados, está a ponte Golden Gate, cartão-postal de São Francisco. Ruas de Las Vegas também aparecem, provavelmente filmadas de uma passarela de pedestres perto do hotel Caesar’s Palace.

— Estamos cientes do vídeo. Não podemos confirmar sua veracidade — disse o porta-voz do FBI, Prentice Danner, acrescentando que a polícia federal americana não tem informações sobre um possível ataque.

Fotos de Mateen também são mostradas, assim como de pessoas fugindo da boate Pulse. O terrorista jurou lealdade ao grupo durante o ataque. Ele foi morto pela polícia.

O filme mostra chamas surgindo ao redor do presidente dos EUA, Barack Obama, e do da França, François Hollande.