Política

Estado inclui Hospital de Clínicas na rede do Hemepar

A governadora Cida Borghetti assinou nesta quarta-feira (02) o termo de compromisso com o Hospital de Clínicas da UFPR, em Curitiba, que inclui a Unidade Transfusional do Complexo HC à hemorrede do Estado, gerenciada pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Paraná (Hemepar). A assinatura aconteceu durante a inauguração do Centro Cirúrgico Ambulatorial do hospital. A partir de agora, o Estado passa a custear e supervisionar todo o ciclo do sangue da unidade, da coleta ao armazenamento.

A governadora ressaltou que a incorporação do Hospital de Clínicas representa um grande avanço à rede estadual. “A hemorrede é fortalecida com este aumento da capacidade de coleta e transfusão e o hospital passa a ter novos recursos para investir em outras áreas do complexo. Quem ganha com isso é a população que depende dos serviços oferecidos”, disse.

Cida destacou também a importância da parceria para a ampliação das pesquisas na área. “Os avanços em saúde se fazem com pesquisas regulares e esta parceria disponibiliza um corpo técnico altamente capacitado”, destacou.

O termo prevê que o Hemepar adquira regularmente todos itens necessários para o funcionamento da Unidade Transfusional, gerencie o estoque dos insumos, supervisione as etapas do ciclo do sangue e capacite os profissionais. Ao HC cabe disponibilizar a área física para o funcionamento do Hemonúcleo e administrar o dia a dia da unidade, além de realizar irradiação de hemocomponentes, incluindo a demanda de toda a rede.

O secretário estadual de saúde, Antônio Carlos Nardi, afirmou que a partir de agora o HC tem a segurança do sangue chancelada pela Secretaria de Estado da Saúde. “O Hemepar garante a qualidade, resolutividade, abastecimento e a segurança que o doador e o paciente precisam”, disse.

De acordo com o reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, a parceria amplia a capacidade de atendimento do Hospital de Clínicas. “Somos o maior hospital do Estado e este esforço conjunto é muito frutífero. Um impacto positivo para os alunos e pacientes”, falou.

PONTO DE COLETA 

O diretor-geral do Hemepar, Paulo Hatschbach, explicou que o HC será mais um ponto de coleta de sangue em Curitiba e que as doações farão parte do banco de sangue do Estado. “Será usado para suprir a demanda do hospital e o excedente irá para a rede para atender todo o Paraná, ou seja, a hemorrede vai crescer”, afirmou. Hoje o Hemepar conta com 22 unidades espalhadas pelo Estado.

CENTRO CIRÚRGICO AMBULATORIAL 

Inaugurado nesta quarta-feira, o CCA é uma unidade do Complexo HC com cinco salas cirúrgicas que serão compartilhadas com o Hospital-Dia cirúrgico, serviço que atende casos que precisam de intervenções cirúrgicas de pequeno e médio porte. O HC é referência nas ações de urgência e emergência, com atendimento a pacientes vítimas de AVC, ataque cardíaco e insuficiência respiratória. Também integra a Rede Mãe Paranaense, com assistência integral a gestações de alto risco, e realiza consultas, exames e tratamento especializado.

PRESENÇAS 

Também participaram do evento o vice-presidente da Associação Amigos do HC, Walter Cardoso Filho; a vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz; o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Kleber Morais; a superintendente do Complexo HC, Claudete Reggiani; e a superintendente de gestão em Saúde de Curitiba, Tânia Pires.