Variedades

Estado firma parceria com empresa para dar visibilidade a migrantes e refugiados

A ação vai possibilitar que migrantes ou refugiados tenham um espaço dentro do complexo de entretenimento Vila Urbana para expor e vender seus produtos artesanais e gastronômicos

Espaço Vila Urbana -
Espaço Vila Urbana -

Numa parceria com a empresa Vila Urbana, o Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (3) um novo serviço para os migrantes e refugiados que escolheram Curitiba como seu novo lar: o projeto “Imigrar, a arte de acolher”. A parceria foi articulada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. A ação possibilita que os migrantes ou refugiados tenham um espaço dentro do complexo de entretenimento na Capital para expor e vender seus produtos artesanais e gastronômicos.

O secretário Ney Leprevost destacou que a iniciativa é mais uma demonstração de parceria de sucesso entre o Poder Público e iniciativa privada. “Em nome do Governo do Paraná quero registrar meu reconhecimento público a empresa Vila Urbana por nos ajudar a proporcionar a melhoria da qualidade de vida das pessoas que escolheram nosso Estado para viver”, disse.

O projeto “Imigrar, a arte de acolher” está funcionando em um contêiner da Vila Urbana, espaço gastronômico e cultural localizado na Rua Marechal Deodoro, 686, no Centro de Curitiba, e vai receber a cada 15 dias um grupo de um país específico.

Os migrantes e refugiados serão pré-selecionados pela Sejuf e, em seguida, a equipe da Vila Urbana viabilizará aos selecionados condições de trabalho, mentorias, precificação e divulgação, assim como disponibilizará palco para ações e apresentações culturais.

Segundo Roselis de Aguiar Macedo, diretora da Vila Urbana, é uma oportunidade para os migrantes demonstrar a sua história na área de gastronomia. São pessoas que já têm uma experiência no país de origem e que encontraram uma nova oportunidade.

“Aqui vão ter visibilidade, as pessoas vão conhecê-los, procurá-los e podem ser inseridos no mercado de trabalho. A Vila entra com a estrutura, a Secretaria com o apoio de triagem dos grupos que vem para cá. Nós vamos dar orientação quanto a montagem de prato e cardápio”, explica a diretora.

AEN