Saúde

Estado envia respiradores a hospitais de Campo Largo e Assis Chateaubriand

Foram dez para o Hospital Nossa Senhora do Rocio, de Campo Largo, e quatro para o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, de Assis Chateaubriand

Estado envia respiradores a hospitais de Campo Largo e Assis Chateaubriand

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, enviou a mais dois hospitais 14 respiradores para leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos covid-19. O envio foi nesta sexta-feira (4). O Hospital Nossa Senhora  do Rocio, de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu  10 respiradores. Outros quatro foram para o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, no de Assis Chateaubriand (Oeste). Os equipamentos foram recebidos ainda nesta sexta-feira para instalação nos hospitais.

Na quinta-feira (03) a Secretaria da Saúde já havia encaminhado outros sete equipamentos para outras instituições: quatro respiradores foram para o Hospital Regional do Sudoeste, em Francisco Beltrão, e três para o Hospital Regional do Norte Pioneiro,  em Santo Antônio da Platina.

“Estamos em um grande esforço no Estado, reativando leitos e contratos com prestadores de serviços junto às estruturas hospitalares pública e privada do Paraná e substituindo equipamentos”, afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto.

“Mas, reforçamos diariamente a informação de que o fato de termos estrutura hospitalar considerada robusta no Estado não pode servir de desculpa para que as pessoas possam voltar ao cotidiano normal. Vivemos um momento de elevação dos números de casos e progressão geométrica da transmissão, principalmente nos últimos 10 dias”, disse.

O secretário destacou, ainda, que o Governo do Estado já reabriu praticamente todas as unidades de terapia intensiva que haviam sido desativadas. “As medidas necessárias e possíveis estão sendo realizadas pela Secretaria da Saúde em todas as macrorregiões, porém é importante frisarmos que  equipamentos, leitos e recursos humanos são finitos. Para todas essas estruturas existe um limite e, diante desta situação crítica, destacamos que enquanto não tivermos medicamento e  vacina contra a covid-19 é preciso o esforço e a consciência de todos os paranaenses para manter as medidas de distanciamento e isolamento social, além do uso de máscara e higienização das mãos.”