Cotidiano

Estado entrega novos aparelhos de anestesia para o Hospital Municipal de Foz

Na manhã dessa quinta-feira (9), o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, recebeu da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, dois aparelhos de anestesia de última geração.

O Hospital Municipal, passa a contar agora com seis carrinhos que irão agilizar as cirurgias na instituição.

Segundo o gerente de engenharia clínica do hospital, Welisson Vogado Fernandes, esse modelo de aparelho atende desde pacientes neonatais, pediátricos, adultos e obesos e é indicado para todos os tipos de procedimentos cirúrgicos – de pequeno, médio e grande porte.

“Possui sistema informatizado que pode jogar todos os dados durante os procedimentos para um computador para ter rastreabilidade de cada cirurgia, trabalha com três gases: oxigênio, ar comprimido e óxido nitroso, temperatura da pele e interna, monitoração de eletrocardiograma, saturação de oxigênio, pressão não invasiva, pressão invasiva, e outras tantas funções”, explica Vogado.

Para o coordenador da Comissão de Intervenção do Hospital, Moisés Warszawiak, os equipamentos recebidos, representa mais um passo, na reconstrução do complexo hospitalar. “Nos dará condições de avançarmos no que se refere ao quantitativo de cirurgias além de contribuírem para a melhoria da segurança do paciente”, comenta Warszawiak.

De acordo com a enfermeira Geovani Da Silva, do Centro Cirúrgico, o treinamento da equipe que atua no setor, ocorreu no período da tarde, por uma profissional da empresa fabricante dos aparelhos. ”Com a capacitação  dos profissionais, os aparelhos de anestesia novos, poderão ser utilizados e assim aumentaremos a nossa oferta de serviço, com segurança para quem executa como também, ao nosso paciente”, pontua a enfermeira.