Cotidiano

Estado confirma nova licitação para o Terminal de Passageiros

A decisão foi anunciada oficialmente ontem, em uma reunião em Curitiba na sede da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística

Cascavel – Prevista para já ter sido entregue há um ano e meio e depois de muitos contratempos entre o Estado e a Onça Construtora, esta até então responsável pela obra, os serviços no Terminal de Passageiros do Aeroporto de Cascavel só devem sair do papel no ano que vem, quando deverá ser realizada uma nova licitação para a conclusão da estrutura.

A decisão foi anunciada oficialmente ontem, em uma reunião em Curitiba na sede da SEIL (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística) que reuniu representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Cascavel, da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) e do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil Oeste do Paraná) e do engenheiro Fernando Dillemburg, da equipe de transição do prefeito eleito, Leonaldo Paranhos.

Para que a nova licitação saia do papel, será necessária a renovação do convênio com a SAC (Secretaria de Aviação Civil). Além disso, foi dado o prazo de até o próximo dia 30 para que a Prefeitura de Cascavel atualize os projetos e todas as planilhas de execução para a renovação da vigência do convênio e a nova licitação.

De acordo com o secretário José Richa Filho, é preciso evitar aditivos. “Conforme o convênio firmado com a Secretaria de Aviação Civil, todo valor excedente do contrato deverá ser pago, em sua totalidade, pelo Governo do Estado”.

Cabe lembrar que a obra foi licitada há três anos pelo valor de R$ 5 milhões e está com 36,28% concluída. A construção iniciou em fevereiro de 2014 pela Onça Construções Eireli Ltda., e tinha como prazo de entrega 450 dias, ou seja, em maio de 2015. Mas, depois da assinatura do contrato, a empresa solicitou várias renovações de prazos e, por último, a data-limite era setembro deste ano. No último acordo ficou decidido que, caso a construtora não cumprisse com a data, o contrato seria rescindido unilateralmente, o que deve ocorrer nos próximos dias. A Onça, segundo já mencionado anteriormente pela assessoria de imprensa da SEIL “desapareceu” e nenhum dos seus responsáveis teria sido encontrado para que a decisão judicial fosse entregue. De acordo com o Estado, a empresa não cumpriu com os prazos estipulados.

Assim que concluído, o novo terminal terá uma área de 2,5 mil metros quadrados e capacidade para 400 mil passageiros por ano.