Política

Estado assume Banco de Sangue e evita fechamento

Toledo – O prazo para que a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná assuma os custos de manutenção da Unidade de Coleta de Sangue de Toledo terminou ontem (30). O Ciscopar (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), que desde agosto gastava R$ 90 mil por mês, deixará de repassar esse valor. Com a pressão de alguns prefeitos, a unidade poderia ser fechada, caso a resposta do Estado fosse negativa.

Durante o tempo em que comandou o órgão, o Ciscopar disponibilizou servidores e assumiu os repasses, mas a situação estava em discussão com o Estado durante todo o período. O ex-governador Beto Richa não manifestou interesse em assumir o órgão, fato que mudou com a ascensão da governadora Cida Borghetti (PP).

O presidente do Ciscopar, Gilberto Salvador, afirma que a atitude do Estado do Paraná vai permitir que a Unidade de Coleta de Sangue seguisse desempenhando um trabalho de referência para a comunidade. “Creio que o Consórcio fez sua parte de uma maneira louvável e com muito esforço, então entregamos para que o trabalho seja realizado com ainda mais dedicação”, destaca.

Gilberto Salvador afirmou que os funcionários cedidos pelo Ciscopar serão realocados no órgão, assim que o Estado concluir o concurso. “Em tempos em que o limite prudencial é um grande desafio para todas as cidades, nosso caso não é diferente. Esses recursos que vamos deixar de investir neste espaço, certamente vão contribuir para que outras políticas sejam desenvolvidas para atender a nossa população”, destaca.