Cotidiano

Estado aplicará R$ 23 milhões na agricultura familiar

Curitiba – O governo do Paraná vai investir R$ 23,1 milhões este ano em ações para reduzir a pobreza, as desigualdades sociais e promover a Segurança Alimentar e Nutricional. Com isso, mais de 100 entidades que representam a agricultura familiar, como cooperativas e associações de produtores, indígenas e quilombolas serão contempladas com repasse de recursos.

Os recursos são provenientes do Fecop (Fundo Estadual de Combate à Pobreza) e do Pró-Rural (Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial) financiado com recursos do Banco Mundial e o repasse ganhou agilidade graças à desburocratização da legislação estadual. No fim de setembro, o governador Beto Richa revogou a obrigatoriedade de que as organizações da agricultura familiar sejam detentoras da Lei de Utilidade Pública para acesso a apoio financeiro governamental.

Com a queda dessa medida restritiva, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento ganhou uma ferramenta que facilita o fortalecimento da agricultura familiar, das ações de segurança alimentar e nutricional e consequente ampliação do direito humano à alimentação adequada em todo o Estado.