Cotidiano

Estádios de Curitiba: as casas dos times da capital paranaense

Conheça um pouco sobre as casas dos principais times paranaenses, com sede em Curitiba: os estádios do Athletico Paranaense, Coritiba e Paraná Clube

Estádios de Curitiba: as casas dos times da capital paranaense

 

Para os times esportivos, jogar em casa é sempre sinônimo de alegria. O apoio da torcida, muitas vezes, leva o time a ter resultados positivos, mesmo com um adversário desafiador.

Curitiba abriga três dos principais times paranaenses de futebol: O Athletico Paranaense e o Coritiba, atualmente na série A do Campeonato Brasileiro, e o Paraná Clube, atualmente na série D do Brasileirão.

Na história destes três estádios está uma coleção de momentos inesquecíveis para os times paranaenses, também para a seleção brasileira. Conheça um pouco da história dos maiores estádios de Curitiba: a Arena da Baixada, o Estádio Couto Pereira e a Vila Capanema.

Estádios de futebol em Curitiba

1. Estádio Joaquim Américo Guimarães – Arena da Baixada (Athletico Paranaense)

Localizado em um dos bairros mais queridos de Curitiba, o Água Verde, dava o primeiro nome ao estádio, Baixada da Água Verde. Hoje, é conhecido como Arena da Baixada ou Joaquim Américo Guimarães e é a casa do Athletico Paranaense.

O Estádio é conhecido por ser o primeiro homologado pela CBF para o uso de grama sintética em seus jogos. Inaugurado em 1914, foi reformado em 2014 para receber jogos da Copa do Mundo, sediando 4 jogos das fases de grupos. É, atualmente, um dos estádios mais modernos do Brasil, com capacidade para cerca de 42 mil torcedores.

A casa do Athletico viu recentemente seu time perder para o rival Coritiba, contra todas as possibilidades mostradas nas apostas esportivas, nas semifinais do Campeonato Paranaense deste ano. O Coxa consagrou-se campeão do estado, vencendo o Maringá.

A Arena também é multiuso, sediando eventos de outros esportes, além de eventos culturais, shows e exposições.

2. Estádio Major Antônio Couto Pereira (Coritiba)

A casa do Coxa está localizada no bairro curitibano Alto da Glória, com capacidade para cerca de 40 mil torcedores.

Seu recorde de público foi em 15 de maio de 1983, quando o Coritiba ganhou de 2 a 0 do Flamengo, diante de um público de quase 68 mil pessoas.

Foi inaugurado em novembro de 1932, com vitória do Coxa sobre o América do Rio de Janeiro, com um placar de 4 a 2. O estádio recebe o nome do Major que comandava o Coritiba na época, Antônio Couto Pereira.

Também é uma arena multiuso, recebendo diversos eventos e shows internacionais, com vários programados para o próximo ano. O complexo ainda abriga a loja oficial de uniformes e outros materiais de merchandising do Coxa.

3. Estádio Durival Britto e Silva (Paraná Clube)

Tanto o estádio quanto seu time já viram dias melhores. O Paraná disputa atualmente a série D do Brasileiro e foi rebaixado para a série B do Paranaense.

O estádio tem capacidade para cerca de 20 mil pessoas, e foi alvo de disputa judicial por muitos anos. Afinal, foi inaugurado pelo Clube Atlético Ferroviário, um dos times do que seria original o Paraná Clube.

Recebe o nome de um dos patrocinadores principais da construção do estádio, superintendente de uma empresa de viação, Durival Britto e Silva. É conhecido também como Vila Capanema, antigo nome do bairro que hoje é o Jardim Botânico, onde se localiza o principal cartão-postal da cidade.

Em 2018, finalmente, o então presidente Michel Temer assinou uma medida provisória que concedeu a posse do estádio para o Paraná Clube por um período de 30 anos.

4. Complexo Esportivo Pinheirão – o estádio esquecido

A primeira proposta deste estádio, em meados dos anos 50, era para ser executada no Centro da cidade, onde hoje se localiza a Praça Rui Barbosa.

Mas, o complexo só começou a ser construído pela doação de um terreno em frente ao Jóquei Clube, pelo então prefeito Omar Sabbag, em 1972. A inauguração ocorreu em 1985 e o Pinheirão foi a casa de vários times paranaenses.

Hoje, o estádio está abandonado, sem receber nenhuma partida desde 2007, sendo leiloado para um empresário do ramo atacadista, por quase 60 milhões de reais.

Então, agora você já conhece os principais pontos das casas dos times da capital paranaense. Veja a possibilidade de visitá-las!