Cotidiano

Estações de trem de Paris têm restaurantes da gastronomia francesa

FILES-FRANCE-TRANSPORT-GASTRONOMY-RESTAURANT-BAR

A gastronomia francesa já marca presença em estações de trem emblemáticas de Paris. Depois da abertura do restaurante Lazare de Eric Frechon (3 estrelas Michelin no Épicure, do hotel Le Bristol) na Gare Saint-Lazare em 2013, e da modernização do elegante Train Bleu, reaberto na Gare de Lyon em 2014, o chef Thierry Marx, que comanda o Sur Mesure (2 estrelas Michelin no Mandarin Oriental de Paris), abrirá na Gare du Nord, em 16 de novembro, uma brasserie com 150 lugares.

BVFrança

Instalada na estação mais movimentada da Europa (mais de 200 milhões de visitante anuais, com 700 mil/dia), a Étoile du Nord (Estrela do Norte) servirá pratos feitos no local, à base de ingredientes simples

de pequenos produtores: sardinha em azeite, ensopado de frango, alho-poró ao vinagrete, ovo perfeito, omelete suflê (entre ? 12 e ? 42 ). ?A ideia é levar o trabalho artesanal, a vida, às estações?, disse o chef.

Um festival de trutas na Serra

De 27 de outubro a 27 de novembro, Nova Friburgo receberá mais uma edição do Festival de Truta, com a participação de 20 restaurantes, que servirão pratos especiais baseados no peixe de água doce, com preços entre R$ 30 e R$ 45. Entre as receitas, há algumas curiosas, como a ?Truta bode expiatório? (ao requeijão e endro, com nhoque de batata baroa) e ?Truta afrodisíaca? (com camarões ao molho de ostras, gengibre, arroz de jasmim com passas brancas).

Mais informações em festivaldetruta.com.br.

Novo teleférico em Huilo Huilo

A partir de novembro, os visitantes poderão ver a Reserva Biológica Huilo Huilo, no sul do Chile, de um novo ângulo. No mês que vem, será inaugurado o teleférico Cóndor Andino, o primeiro da região, com três cabines para até seis pessoas cada. O percurso terá 14 minutos sobre a selva patagônica, unindo o local onde estão o Museu dos Vulcões e o Bosque dos Cervos ao norte da reserva, a uma altitude de 1.125 metros acima do nível do mar, subindo 547 metros durante o trajeto.

O teleférico faz parte de uma nova área aberta ao público, o Bosque Escondido, com circuitos de trekkings e mountain bike e mirantes para os lagos Pirihueico e Panguipulli e para os vulcões Villarrica, Lanín e Mocho-Choshuenco.