Cotidiano

Estacionamento do Parque dos Patins é fechado para a Olimpíada

RIO – As mudanças no esquema especial de trânsito para a Olimpíada começaram nesta segunda-feira, com o fechamento de 210 vagas no Parque dos Patins, na Lagoa. O local servirá de montagem da infraestrutura das provas de remo e canoagem. Diversas ruas e avenidas da cidade terão reduzidos a oferta de vagas de estacionamento em 266 ruas e avenidas. A medida atingirá até os espaços nos canteiros centrais da orla marítima. Em alguns casos, as interdições serão apenas em dias específicos, devido às provas de rua, mas há situações em que os bloqueios poderão durar semanas. Na última semana, painéis alertavam motoristas sobre as mudanças. Como a Lagoa terá eventos da Paralimpíada (de 7 a 18 de setembro), o espaço só voltará a ser utilizado como estacionamento em 30 de setembro.

A região mais atingida será a Zona Sul, com restrições em 108 vias, principalmente em Copacabana. No bairro, as mudanças começam a partir do dia 24 de julho, nos preparativos finais para a montagem da arena de vôlei de praia no Leme. Serão bloqueadas vagas em trechos da Prado Júnior e do canteiro central da Avenida Atlântica. O esquema incluirá mais trechos do bairro ao longo dos dias, com a liberação das vagas no dia 20 de agosto.

CORTES PODERÃO SER MAIORES

Na região da Barra, os cortes de vagas atingirão 90 vias, em sua maioria no entorno do Parque Olímpico, sendo que as restrições começarão no dia 3 de agosto. Na região do Maracanã (que inclui o entorno do Engenhão), também haverá cortes de vagas a partir do dia 3 do mês que vem. Na região de Deodoro, não há previsão de eliminação de vagas.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) não sabe informar quantas vagas serão suspensas, porque nem todas fazem parte do sistema Rio Rotativo. Em várias dessas vias, a circulação de veículos também não será permitida, com exceção de moradores que estão tendo os veículos credenciados pelo município. O diretor de Operações da CET-Rio, Joaquim Dinis, observou que, até o evento, novas áreas poderão ser bloqueadas, caso haja determinação dos órgãos de segurança. Hoje, não há planos de eliminar vagas junto aos prédios da orla ? exceto num trecho da Avenida Atlântica, entre a Miguel Lemos e o Forte de Copacabana, no início de agosto.

? São três os motivos para eliminação provisória dessas vagas de estacionamento: abrir espaço para a implantação da infraestrutura dos Jogos, questões de segurança e também para facilitar o deslocamento do público até as arenas ? explicou Joaquim Dinis.

CICLISMO DE ESTRADA

As datas que terão maiores cortes de vagas serão 6 e 7 de agosto, quando haverá provas de ciclismo de estrada. Nesses dias, todas as vagas nos canteiros centrais da orla de Copacabana (nas proximidades do posto Seis), Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio serão suspensas. Os espaços serão liberados após a passagem dos atletas. Um pequeno trecho da Avenida Atlântica, nas proximidades do Forte de Copacabana, é o que será mais afetado, já que será o ponto de partida e de chegada da prova. Nessas datas, as interdições ocorrerão das 9h30 às 16h10 (no dia 6) e das 12h30 às 16h10 (no dia 7).

As restrições de estacionamento fazem parte de um plano maior de bloqueios na cidade. A partir do dia 18, por exemplo, a Ponte do Saber, que liga a Ilha do Fundão à Linha Vermelha, ficará bloqueada das 6h às 15h. O maior impacto deverá ser sentido a partir do dia 25, quando serão implantadas faixas exclusivas para a circulação da chamada família olímpica. As faixas já foram pintadas e estão demarcadas pela cor verde. Entre as vias com faixas exclusivas, estão a Linha Amarela e a Avenida das Américas.