Cotidiano

Estação espacial da China fora do controle pode ter pedaços atingindo a Terra

RIO – Após meses de especulação sobre uma possível perda de controle pelo governo chinês da estação espacial Tiangong-1, um pronunciamento oficial das autoridades na semana passada deu a entender que a situação é real e pode ter como consequência pedaços do módulo de 8,5 toneladas caindo na Terra em 2017. As informações são do The Guardian.

Em declaração publicada pela agência oficial de notícias Xinhua, um diretor do projeto afirmou:

? Baseado nos nossos cálculos e análise, a maioria das partes do laboratório espacial vai se queimar durante a queda.

No pronunciamento, a equipe declarou que a estação espacial “cumpriu sua missão histórica” e deve adentrar na atmosfera da Terra em algum momento na segunda metade de 2017.

Para Jonathan McDowell, astrofísico da Universidade de Harvard, o anúncio oficial dá a entender que a China perdeu o controle do módulo ao afirmar que ela vai voltar à atmosfera da Terra “naturalmente”. Se isto acontecer, seria impossível prever onde os restos da estação espacial vão cair.

“Não saberemos com mais antecedência que seis ou sete horas, mais ou menos, quanto ela vai cair. Não saber quando ela vai descer quer dizer não saber aonde ela vai descer”, afirmou McDowell ao Guardian, acrescentando que uma simples mudança nas condições atmosféricas poderia alterar o local de aterrissagem de um continente para outro.