Cotidiano

Está pronto, mas...

Foram cinco novas alas inauguradas ontem no Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná). O problema é que só três delas vão funcionar de imediato. É que faltam pelo menos 80 funcionários e depende da administração do hospital providenciar esses profissionais para trabalhar na nova UTI Pediátrica e para a ampliação do Pronto-Socorro, que deverão ser selecionados por meio de chamamento público. “Já estamos liberando o orçamento, de aproximadamente R$ 300 mil por mês, para contratação dos profissionais. Agora só depende do HU”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Michele Caputo Neto.

De acordo com ele, as outras três alas: a Agência de Transfusão, o Serviço de Verificação de Óbito e o de Verificação de Mama já estão em funcionamento e não precisam de mais servidores. Para os 28 novos leitos da enfermaria, faltam camas. A compra dos equipamentos foi licitada e a esperança é de que eles cheguem em breve.

Prevenção

Inaugurado ontem, o Serviço de Verificação de óbito é considerados um dos mais importantes do ponto de vista epidemiológico. “Conseguiremos avaliar o motivo das mortes, e com esse diagnóstico poderemos fazer um trabalho de prevenção”, explicou o chefe da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak.

Centro de Endoscopia

Verba garantida do deputado federal Alfredo Kaefer e com o dinheiro já na conta, os R$ 500 mil para tornar realidade o Centro de Endoscopia do HU estão ainda guardados. “Foi uma emenda que teve o fim alterado e por isso é necessária uma nova tramitação do projeto, com alterações. Assim que isso for feito, a obra vai começar”, garantiu o ministro da Saúde, Ricardo Barros, que justificou a mudança de projeto para toda essa demora, já que a verba está em caixa.