Cotidiano

Esquivel transformará 'Como água para chocolate' em trilogia

CIDADE DO MÉXICO ? Mais de 25 depois da publicação de “Como água para chocolate”, Laura Esquivel decidiu transformar o romance em uma trilogia. A escritora mexicana anunciou que o segundo livro será “O diário de Tita”, uma série de capítulos desconhecidos da vida de Tita de la Garza, jovem de mão cheia na cozinha a quem a mãe obriga a permanecer solteira para tomar conta dela e que acaba vivendo uma caso secreto com o cunhado.

Esquivel disse nesta quarta-feira durante uma coletiva de imprensa na Cidade do México que amigos pediram que ela retomasse a história, pois ela continua tendo um grande número de fãs, especialmente entre os jovens.

?Comecei a planejar e pensei que adoraria retomar a história, mas gostaria de retomá-la agora, no tempo atual?, disse Esquivel. ?Então me ocorreu que ‘Como água para chocolate’ havia se transformado em uma trilogia”.

2016 910317342-201605181805205790_AP.jpg_20160518.jpgO romance que deu fama internacional a Esquivel em 1989 foi transformado em filme por Alfonso Arau, em 1992. “O diário de Tita” seria o segundo livro da serie, impresso a cores com uma letra que reproduz a caligrafia da personagem principal.

?Não sei se vocês lembram que no final o rancho ondes ele viviam é todo queimado e só o que resta é esse livro. Ele se salva das chamas e lá estavam as receitas de Tita. Esse diário foi o que quis reconstruir?, explica a escritora. ?Aqui aparecerão 20 anos que não estão em ‘Como água para chocolate’.?

O título seguinte da trilogia será ?Meu passado negro?, narrado pela tataraneta de Pedro e Rosaura, a irmã de Tita. A história da nova protagonista, no entanto, será muito diferente da de seus antepassados: a autora adianta que ela será uma comedora compulsiva num mundo onde as pessoas não sabem cozinhar nada.