Esportes

Esportes: Título sul-americano sub-17 tem forças de paranaenses

O Sul-Americano foi o primeiro desafio dela à frente da seleção feminina

Esportes: Título sul-americano sub-17 tem forças de paranaenses

 

 

São Paulo – A paranaense Simone Jatobá, de 41 anos, escreveu o nome na história do futebol brasileiro no fim de semana, ao levar a seleção feminina sub-17 ao título do Campeonato Sul-Americano da categoria, em Montevidéu (Uruguai). Ela se tornou a primeira técnica a liderar uma equipe nacional do país a uma conquista continental.

“Primeiramente, eu não estava nem buscando isso, estava buscando realmente o título e a evolução da equipe. Fico muito feliz com isso. É extremamente importante para o nosso país e para as mulheres, mas também para a seleção brasileira e as atletas”, comemorou Simone.

A treinadora assumiu a equipe sub-17 em agosto de 2019, mas ainda não a tinha dirigido oficialmente, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que adiou várias competições entre 2020 e 2021. O Sul-Americano foi o primeiro desafio dela à frente da seleção feminina.

As comandadas da técnica paranaense sacramentaram o título ao derrotarem a Colômbia por 1 a 0 no estádio Charrúa. O gol saiu no segundo tempo, com participação de duas atletas da Ferroviária. Aos 30 minutos, Aline disparou pelo meio e rolou na diagonal para a também atacante Rhaissa. Auxiliada pelo desvio da bola na marcação colombiana, a camisa 19 invadiu a área e tocou na saída da goleira para decretar a vitória brasileira.

“Foi muito gratificante ter entrado, fiquei concentrada observando o jogo quando estava no banco e entrei focada para ajudar a minha equipe. Quando eu fiz o gol, não teve explicação, fiquei muito feliz por te contribuído e ajudado”, disse Rhaissa.

O triunfo levou o Brasil a nove pontos em três partidas no quadrangular final, três à frente da própria Colômbia. O empate já seria suficiente para as brasileiras, que estavam à frente pelo saldo de gols antes da última rodada. A equipe ainda assegurou lugar no Mundial sub-17, que será realizado entre 11 e 30 de outubro, na Índia. As colombianas e o Chile (terceiro colocado no Sul-Americano) também se classificaram.

O Brasil chegou ao quarto título no Sul-Americano Feminino sub-17, alcançando-o com 100% de aproveitamento (os anteriores foram em 2010, 2012 e 2018). Foram sete vitórias em sete jogos, com 33 gols marcados e nenhum sofrido. A atacante Jhonson, do Toledo-PR, terminou a competição como artilheira, com nove gols.

 

Festa em casa

Ontem (21), a atacante Jhonson desembarcou em Cascavel e seguiu para Ouro Verde do Oeste, onde treina com a equipe local que representa o Toledo. A atleta paranaense marcou 9 dos 33 gols da seleção.

 

Foto: Cristiane Mattos/Conmebol

 

++++ Leia mais: ++

 

Seleção tem mudanças para as eliminatórias

Rio – O atacante Raphinha, do Leeds United, e o zagueiro Gabriel Magalhães, do Arsenal, não se apresentarão à Seleção Brasileira na Granja Comary para os próximos jogos da equipe contra Chile e Bolivia.
Raphinha testou positivo para Covid-19 e por conta dos protocolos de isolamento não terá condições de viajar ao Brasil e se apresentar para o período de treinos e jogos.

O zagueiro Gabriel Magalhães, por outro lado, não apresenta lesão. Ele entrou em contato com o coordenador da Seleção Brasileira, Juninho Paulista, e com o técnico Tite para contar sobre a previsão do nascimento da sua primeira filha para a próxima semana. Entendendo a importância do momento para o jogador ele foi desconvocado.

O zagueiro Felipe, do Atlético de Madrid, está convocado para a Seleção Brasileira. Ele substitui Gabriel Magalhães, do Arsenal.

A última vez de Felipe com a Seleção Brasileira foi em junho do ano passado. O jogador sofreu uma lesão no joelho direito e foi desconvocado da Copa América.

O técnico Tite prepara a equipe para os jogos contra Chile, dia 24 no Maracanã, e Bolívia, dia 29, em La Paz.

 

+++++

 

‘Cascavelzinho’ avança

Jogando em casa, os meninos do time sub-17 do Cascavel Futsal avançaram para a segunda fase do Campeonato Paranaense. A campanha teve duas vitórias e uma derrota. Agora, o time espera a confirmação da data e dos adversários para a próxima fase.
AS duas vitórias foram com goleadas. Na primeira partida, 6 a 0 sobre o novo time do Palotina e, depois, vitória por 8 a 1 sobre Mariluz. A derrota aconteceu no jogo contra Goioerê, por 3 a 1. O campeonato teve outros 10 grupos sendo disputadas em todo o estado. Os dois melhores de cada grupo avançaram para a segunda fase.
FOTO: Celso Dias

 

+++

 

Ranking da ATP tem subida dos brasileiros

Rio – A segunda-feira (21) foi de subida no ranking para os brasileiros que atuam nos circuitos internacionais de tênis. Carol Meligeni, Matheus Pucinelli e Gabriel Decamps deram saltos e atingiram seus melhores rankings da carreira.

Carol Meligeni Alves pulou 23 colocações e entrou no top 200 pela primeira vez em sua carreira. Segunda melhor brasileiro no ranking, a tenista é a atual número 193. Bia Haddad perdeu apenas uma colocação e assumiu o 62º lugar no ranking, mas segue sendo a melhor brasileira.

Entre os homens, Matheus Pucinelli subiu 17 lugares e alcançou o 224º lugar no ranking, sua melhor marca na carreira. Outro que está em ótima fase é Gabriel Decamps, atual número 366 no ranking, sua melhor marca até aqui.

O melhor brasileiro segue sendo Thiago Monteiro, atual 116º colocado no ranking. Ele é seguido por Thiago Wild, que se manteve no 213º lugar. Logo atrás, outro Meligeni. Felipe está no 223º lugar do ranking.

Carol Meligeni entrou no top200 do mundo. Crédito: Luiz Candido/CBT

+++

Cascavel: Hora de reavaliar os rumos

Cascavel – O pedido de desculpas feito nos últimos quatro jogos ao torcedor, ecoou de forma mais veemente nos vestiários do Estádio Willie Davids na noite do último domingo. Desta vez, além do técnico Tcheco, também o presidente Valdinei Silva se manifestou e pediu desculpas aos torcedores pela derrota de 5 a 0, a pior goleada sofrida na história do clube até aqui e que custou a vaga na Copa do Brasil de 2023.
“Os últimos 20 dias perdemos muito desempenho e não conseguimos atingir os objetivos que, aparentemente, estavam no alcance. Quando vai bem, todo mundo vai bem. Quando vai mal, todo mundo vai mal. Sou presidente, tenho responsabilidade e podem cobrar de mim”, disse o Valdinei Silva.
“É um período de jogos muito desgastante. E na última quarta-feira uma eliminação que afetou muito o ânimo do elenco e traz uma certa desconfiança dentro do próprio jogo.  O primeiro gol deles abalou demais o time. Disse aos jogadores que temos que focar na Série D, temos condições de acesso”, declarou o treinador Tcheco, que liberou os atletas para um período de quatro dias de folga.
Com as eliminações no Campeonato Paranaense e na Copa do Brasil, o time terá cerca de 20 dias para treinar e corrigir as falhas antes da estreia na Série D, no dia 17 de abril contra o Próspera (SC).

 

Cascavel se despediu do estadual sofrendo a maior goleada da sua história e o 7º lugar Crédito: Assessoria

 

 

 

Decisão do Estadual será Capital x Interior

Curitiba – Apenas quatro times seguem nas disputas do Campeonato Paranaense. Os representantes da capital, Coritiba e Athletico garantiram a classificação ao passarem por Cianorte e Londrina, respectivamente. Os rubro-negros precisaram das cobranças de tiros livres para a conquista da vaga. Já o interior terá Maringá e Operário na disputa por uma vaga para as finais. Com os confrontos definidos já é possível afirmar que a final do campeonato será um duelo entre capital e interior.
Na próxima quarta-feira acontece o primeiro Atletiba das semifinais, a partir das 20h, na Arena da Baixada. O jogo da volta será no Couto Pereira, domingo, 16h. Os dois jogos terão torcida única.  Na quinta-feira, o Operário recebe o Maringá, enquanto o jogo da volta também acontece no domingo, às 18h, no Willie Davids.
Classificação

A classificação final do campeonato para os times que foram eliminados já está definida. O Londrina ficou com o 5º lugar, seguido de São Joseense, FC Cascavel, Cianorte, Rio Branco, Azuriz e os rebaixados União e Paraná Clube.

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL

 

Classificação      P             J              V             E             D             GP          GS          SG          CA          CV

1° Coritiba          27           13           8             3             2             19           8             11           36           2

2° Maringá         25           13           8             1             4             18           10           8             43           1

3° Operário        24           13           7             3             3             22           11           11           46           2

4° Athletico        23           13           6             5             2             20           11           9             26           3

5° Londrina        21           13           6             3             4             15           14           1             39           2

6° São Joseense 19           13           5             4             4             12           11           1             30           5

7° Cascavel         18           13           5             3             5             14           18           -4            32           4

8° Cianorte         17           13           5             2             6             12           14           -2            24           0

9° Rio Branco     12           11           4             0             7             14           19           -5            32           1

10° Azuriz           11           11           3             2             6             7              13           -6            23           3

11° União            7              11           2             1             8             13           21           -8            32           5

12° Paraná          4              11           1             1             9             5              21           -16         30           3

 

+++++

 

Após GreNal, Grêmio já fala em acesso

Porto Alegre – A vaga para a final do Gauchão ainda não foi conquistada, mas o Grêmio celebra a vitória do último sábado, por 3 a 0, no Beira Rio, como um sinal de recomeço e fortalecimento para buscar o retorno ao Campeonato Brasileiro da Série A.
O presidente Romildo Bolzan Jr. disse que a vitória no Gre-Nal representa uma nova fase para a equipe na temporada. “Acho que se virou a chave para dar solidez, confiança, crédito, uma boa olhada para esse time que se mostra muito capaz de concluir o campeonato e fazer a Série B no sentido de cumprir estrategicamente aquilo que imaginamos para frente”, relatou o presidente.

Ao mesmo tempo, o Grêmio segue no mercado em busca de reforços para Roger Machado, mas sem perder a confiança no grupo atual. Perfil de jogador como o de Edilson, que tem experiência e é acostumado com o cenário semelhante ao da Série B, tem sido o foco da direção. O Tricolor retorna a campo na quarta-feira, com o moral mais elevado, para o segundo jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho.

Foto: LUCAS UEBEL

 

+++

 

São Paulo tem baixas para o mata-mata

São Paulo – Começa hoje (22) a fase de quartas-de-final do Campeonato Paulista. O primeiro jogo será entre São Paulo e São Bernardo, às 20h30, no Morumbi. O tricolor pretende ter força máxima para a partida, mas o técnico Rogério Ceni não terá Gabriel Sara que se recupera de lesão e ainda não tem condições de jogo; e Arboleda por ter sido convocado para a Seleção do Equador.
A campanha tem sete vitórias, dois empates e três derrotas durante o período de classificação, mas agora o bom desempenho fica para trás e cada jogo tem que ser encarado com o último se a equipe quiser voltar a vencer o campeonato estadual.