Esportes

Esportes: Técnicos: Brasileirão no Top 10 na “dança das cadeiras”

Quase 77% dos técnicos do Brasileirão está há menos de seis meses no cargo e nenhum deles está há mais de dois anos no comando de um clube

Esportes: Técnicos: Brasileirão no Top 10 na “dança das cadeiras”

 

Rio de Janeiro – Um estudo do CIES Football Observatory (Centro de Estudo Internacional do Esporte) aponta, mais uma vez, o Brasil entre os piores colocados no ranking de trocas de técnico. As Séries A e B do Brasileirão estão no Top-10 das ligas com menores médias de permanência de treinadores. Com 104 dias de média, a Segundona ficou na sétima posição da lista. O Brasileirão é o nono, com 120 dias, segundo o levantamento. No ano passado, a Série B ficou no topo do ranking, e a Série A apareceu na 17ª posição.

Quase 77% dos técnicos do Brasileirão está há menos de seis meses no cargo e nenhum deles está há mais de dois anos no comando de um clube. O mais longevo é Maurício Barbieri, treinador do Bragantino desde setembro de 2020. A Premier League, por exemplo, tem 45% de seus técnicos há mais de dois anos no comando do clube atual.
O estudo analisou 1866 times, de 126 ligas de 89 países diferentes de todo o mundo, entre primeiras e segundas divisões. Os dados foram levantados no início de março e levaram em conta o tempo de cargo dos treinadores de cada um dos torneios em questão.

Os técnicos só perdem o emprego em menos tempo na Arábia Saudita, que costuma demitir em cinco meses e seis dias, e para Bolívia, onde a média é de cinco meses e 12 dias. O lugar em que o treinador tem mais tranquilidade para aplicar suas táticas e filosofias é na Irlanda do Norte, onde o profissional costuma ficar quatro anos e dois meses à frente de uma equipe.

Na Liga de Portugal, pátria de Abel Ferreira (Palmeiras), Paulo Sousa (Flamengo), Vitor Pereira (Corinthians) e Luís Castro – prestes a ser contratado pelo Botafogo – os profissionais seguem no cargo, geralmente, por um ano e dois meses.

 

Foto: CBF

 

+++++

 

Jogos Escolares fecham inscrições quinta-feira

Cascavel – Professores, técnicos e alunos de todas as escolas de Cascavel já estão se preparando para a fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná. Depois de dois anos sem a competição presencial, os alunos tiveram a oportunidade de retornarem aos treinamentos em algumas escolas.
Durante a pandemia, a competição ganhou um formato online, com outras modalidades e, também, com finais presenciais, mas sem o alojamento dos alunos. Cada município é responsável pela competição em sua sede para indicar os classificados para a fase regional, quando estarão reunidos os representantes das escolas da jurisdição do Núcleo Regional de Educação.
Amanhã, no Anfiteatro da Prefeitura, será realizada a Sessão Preliminar, onde são confirmadas as inscrições de cada equipe e seus atletas, que devem ter idade entre 12 e 17 anos. A competição será desenvolvida a partir do dia 1º de abril e terá duração de duas semanas, com as disputas de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol, Atletismo, Karatê, Taekwondo, Tênis de Mesa e Xadrez.

Jogos Escolares serão retomados após dois anos.

Crédito: Arquivo/O Paraná

 

+++

 

Futsal: Quarta-feira cheia na Série Ouro

Cascavel – A liderança da Série Ouro pode ter mudanças com a rodada desta quarta-feira. Por conta da estreia das equipes na Liga Futsal, boa parte dos jogos foram antecipados. Cinco partidas acontecem hoje para incendiar a classificação, que tem Campo Mourão, Galo Futsal, Ampére, Cascavel e Chopinzinho separados por poucos pontos. Além disso, equipes como Umuarama e Foz tentam a recuperação antes de partirem para a competição nacional.
O Umuarama viaja para o sudoeste, onde enfrentará o Chopinzinho, a partir das 20h30. Um pouco antes, o Foz recebe o Campo Mourão em uma partida que promete ser termômetro para a LNF. Em Marechal, o time da casa recebe o Mariópolis, um dos poucos times que ainda não somou ponto no campeonato, ao lado do Guarapuava e Operário Laranjeiras. Também no sudoeste, o Marreco recebe o Operário e o Pato Futsal tem jogo duro com o Galo/Dois Vizinhos.

+++

 

Fernanda volta à seleção
Depois de representar o país no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica (GR) e nos Jogos Pan-Americanos, em Cali (Colômbia), a ginasta Fernanda Heinemann foi novamente convocada pela técnica Juliana Coradine para integrar a Seleção Brasileira de Conjunto Juvenil. Fernanda é de Pato Bragado, iniciou seus treinamentos em Marechal Cândido Rondon e, para se dedicar ao esporte que tanto ama, resolveu morar longe da família, mudando-se para Toledo em 2015 com a intenção de integrar a equipe que é referência estadual e nacional na GR.

Secom/Toledo

 

Atletiba abre semifinais do Estadual

Curitiba – A primeira vaga na decisão do Campeonato Paranaense 2022 começa a ser definida hoje (23), na Arena da Baixada, em Curitiba. O Athletico recebe o Coritiba para a partida de ida, que começa às 20h. Nesta quarta-feira, as duas equipes fazem o jogo “350” e, ao todo, o Coritiba já venceu 135 vezes, tiveram 102 empates e 112 derrotas. O duelo também é repleto de gols. Para o lado do Coxa, são 503, e para o Athletico 451.
Com campanha abaixo do rival, o rubro-negro quer reverter a vantagem adversária. A principal dúvida do técnico Alberto Valentim é o volante Erick, com dores musculares. Se não tiver condições, Pablo Siles, Pierre e Christian são as opções. Os novos desfalques são o volante Juninho e o meia/ponta Jader, que se apresentaram à Seleção Brasileira sub-20, para período de treinamentos e amistosos na Granja Comary.
O Coritiba terá os retornos volante/lateral Val e do lateral-esquerdo Guilherme Biro, que cumpriram suspensão na última rodada.

Times prováveis
Com alguns desfalques, o Coritiba deve levar a campo Alex Muralha; Val (Warley ou Matheus Alexandre), Henrique, Luciano Castán e Egídio; Gustavo Bochecha (Willian Farias) e Andrey; Thonny Anderson (Alef Manga ou Warley), Régis e Igor Paixão; Léo Gamalho. O time joga por dois empates para se classificar.
O Athletico precisa, ao menos, de uma vitória, e terá em campo Santos; Dani Bolt, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Abner; Erick (Christian ou Pablo Siles) e Matheus Fernandes; Daniel Cruz (Christian), Terans e Davi Araújo; Pablo.

Foto: Coritiba/Divulgação

 

+++

 

FC Cascavel inicia reformulação no elenco

Cascavel – O elenco que vai disputar a Série D será um pouco diferente do que terminou a disputa do Campeonato Paranaense. Apesar de ainda não confirmados oficialmente, alguns novos jogadores devem desembarcar em Cascavel nos próximos dias para reforçar o elenco, assim como alguns devem rumar no sentido contrário. Até agora, a única mudança oficializada pela diretoria do clube é a saída do atacante Carlos Henrique, que vai defender o Paraná Clube.

Na lista de chegadas, a diretoria só vai anunciar após os atletas se desligarem efetivamente de seus clubes e assinarem o contrato. Porém, nos bastidores, já há informações da chegada do goleiro André Luiz, que brilhou no Toledo vice-campeão de 2017, do zagueiro Ítalo, que jogou aqui em outras temporadas, e do centro-avante Lucas Coelho, que marcou um gol na disputa do Campeonato Mineiro pelo Uberlândia.

 

Cianorte

Outro paranaense integrante da Série D também terá novidade para a estreia. O time do noroeste anunciou a saída do técnico João Burse e de seus auxiliares após quase dois anos de trabalho. O novo nome ainda não foi confirmado.

 

Sem confirmações oficiais, Tcheco deve contar com novas peças para a disputa da Série D

Assessoria

 

+++

 

Grêmio e Inter também decidem vaga

Porto Alegre – Dois jogos na noite desta quarta-feira decidem os finalistas do Campeonato Gaúcho. Em Erechim, o Ypiranga recebe o Brasil de Pelotas precisando vencer por dois gols para reverter o placar do jogo de ida. O destaque da noite fica para mais um clássico GreNal, desta vez, na Arena, e com ampla vantagem para o tricolor, que vencer por 3 a 0 o jogo de ida.

Além da desvantagem, o Inter também tem o retrospecto desfavorável neste tipo de confronto. Em 13 jogos na temporada, o Inter não venceu nenhum por três gols de diferença, resultado que levaria a decisão para os pênaltis. A última vez que isso aconteceu foi em 10 de outubro de 2021, quando goleou a Chapecoense por 5 a 2, no Beira-Rio, pelo Brasileirão.

Para complicar ainda mais a situação, o histórico do Inter na Arena é desolador. Em 20 clássicos disputados na nova casa gremista, o Inter só ganhou uma vez, há quase oito anos. Em 30 de março de 2014, o time então comandado por Abel Braga superou o Grêmio por 2 a 1 de virada, com dois gols de Rafael Moura.

 

+++

 

Paraná não jogará em casa na Segundona

Curitiba – O Paraná Clube foi punido com a perda de oito mandos de campo e multa de R$ 10 mil, no julgamento realizado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná. O clube foi indiciado pela violência na Vila Capanema, em 26 de fevereiro, quando torcedores invadiram o gramado e agrediram jogadores, durante a derrota por 3 a 1 para o União Beltrão, que decretou o rebaixamento do Paraná no Campeonato Paranaense.

A punição vale apenas para competições organizadas pela Federação Paranaense de Futebol. Ou seja, não vai afetar o time na Série D do Campeonato Brasileiro. A pena será cumprida na segunda divisão do Paranaense 2023. Ainda cabe recurso.