Esportes

Esportes: PR regulamenta Reserva de Pesca Esportiva em rio

A movimentação econômica dessa cadeia é acompanhada dentro do Projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral de Pesca e Bacias Hidrográficas, que faz o monitoramento dos eventos de pesca esportiva no Estado

Esportes: PR regulamenta Reserva de Pesca Esportiva em rio

 

 

Curitiba – Aproximadamente 200 quilômetros do Rio Ivaí, na Região Centro-Oeste do Estado, se tornaram uma Reserva de Pesca Esportiva. É a primeira do Paraná instalada em um rio, com o objetivo de regulamentar e incentivar a pesca amadora, na modalidade pesque e solte. O documento para criação da Reserva foi assinado ontem (24) pelo governador Ratinho Junior e o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

O trecho vai do Salto Bananeiras até seu encontro com o Rio Paraná, na chamada Bacia do Prata, envolvendo 27 municípios. A medida não influencia na renda dos pescadores artesanais filiados à Colônia de Pesca de Porto Ubá, pois ela se localiza fora dos 200 quilômetros da reserva. “Nosso objetivo é garantir a qualidade de vida dos pescadores e da fauna aquática. A pesca esportiva é uma atividade que permite que os peixes nativos cumpram seu ciclo reprodutivo. Essa regulamentação é importante também para fomentarmos o turismo”, destaca o governador.

A Reserva de Pesca Esportiva oferece benefícios como a conservação do potencial hídrico para a prática do ecoturismo e a melhoria de renda e qualidade de vida para a população lindeira, ou seja, quem vive às margens do rio. O secretário Márcio Nunes também destaca o benefício econômico da regulamentação. “A pesca esportiva protege nossos rios e chama a atenção de muitos turistas, inclusive de fora do país. Isso movimenta os hotéis e restaurantes da região, assim como outros setores que vão recepcionar essa movimentação”, afirmou.

A movimentação econômica dessa cadeia é acompanhada dentro do Projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral de Pesca e Bacias Hidrográficas, que faz o monitoramento dos eventos de pesca esportiva no Estado. De acordo com levantamento da Superintendência, o mesmo peixe que é vendido a R$ 30 no comércio gera uma renda de R$ 572 aos municípios onde os eventos de pesca são realizados.

O Rio Ivaí corta praticamente todo o Estado, de Leste a Oeste, e possui grande importância ecológica para o Paraná e Brasil. É o maior rio exclusivamente paranaense que não tem barramentos em toda sua extensão, de 685 quilômetros.

 

Foto: AEN

 

+++

 

Toledo lança escola de skate crianças e jovens

 

Toledo – Integrante do rol das modalidades olímpicas desde as Olimpíadas do Japão, disputadas em 2021, o skate tem ganhado adeptos em todo o mundo e em Toledo não é diferente. Com intuito de promover a prática esportiva e oferecer uma preparação adequada, a Associação Skate Clube e Esportes Radicais, em parceria com as Secretarias de Esportes e Lazer e Cultura, CUFA e Itaipu, vai atender crianças de jovens, de 8 a 29 anos, interessados em participar das aulas do Projeto de Escolinha de Skate.

O início dos trabalhos está programado para o próximo domingo (27), na pista de skate municipal no Parque Frei Alceu, no Jardim Porto Alegre. O trabalho será conduzido pelos membros e instrutores da Associação Skate Clube e Esportes Radicais em dois locais. Além da pista municipal, o CEU das Artes, no Jardim Santa Clara IV, também terá aulas.  O projeto foi contemplado em edital público da Itaipu Binacional e recebe ainda o apoio de vários empresários. “São pessoas que acreditam no esporte e na potencialidade transformadora do projeto”, afirma o presidente da Associação Skate Clube e Esportes Radicais, Isaac Souza de Jesus.

Isaac ainda explica que o objetivo principal do projeto é disponibilizar acesso ao aprendizado do skate e proporcionar a transformação individual, coletiva e social dos participantes através do esporte. “O skate é considerado um esporte radical e tem adeptos de todas as idades no Brasil e no mundo. Recentemente foi incluído como esporte olímpico e em 2021, na Olimpíada realizada em Tóquio, garantiu três importantes medalhas para o Brasil”. Outro benefício do projeto também é a ocupação dos espaços públicos, fortalecendo o movimento cultural urbano já existente e exercitando a cidadania dos frequentadores destes locais. “É importante para a manutenção e cuidados das pistas de skate e a concretização da Escolinha é um grande passo”, afirmou.

As aulas acontecerão aos domingos, das 9h às 12h, no Parque Frei Alceu, e às quintas-feiras, das 17 às 19h, no CEU das Artes.

 

Inscrições

Para a realização das aulas a Associação possui dez skates que terão uso compartilhado entre os participantes que não possuem. As vagas serão garantidas por ordem de chegada no primeiro dia, sendo um dos critérios de garantia de vaga a presença na aula. O controle de frequência será adotado para ordenar e priorizar a fila de espera. Menores de idade devem ser autorizados pelos pais ou responsáveis.

Interessados em participar da Escolinha de Skate devem procurar a Associação de Skate de Toledo para verificar os dias e horários disponíveis ou fazer a inscrição através do formulário online disponível no portal da Prefeitura de Toledo

Foto: Secom/Toledo

 

+++

 

Marechal é sede do estadual de Bicicross

Marechal C.Rondon – A Pista de Bicicross Max Mülling, no Loteamento Augusto, em Marechal Cândido Rondon, sedia neste fim de semana a etapa de abertura do Campeonato Paranaense de Bicicross 2022. Todos os treinos e corridas acontecem entre sábado e domingo, com previsão de participação de mais de 120 bikers. A região vai forte para o campeonato com os representantes da cidade-sede e de Toledo, que possuem pistas próprias para o treinamento da modalidade.

 

++

 

 

Jogos Escolares

O congresso técnico da fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná foi realizado ontem e confirmou a inscrição de 43 escolas de Cascavel que deverão movimentar cerca de 1500 alunos entre os dias 1º a 14 de abril. A fase municipal dos jogos é promovida pelo Município de Cascavel, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL, em parceria com o Núcleo Regional de Educação – NRE de Cascavel.

Secom/Cascavel

 

Brasileiros de olho na América

São Paulo – Nesta sexta-feira (25), a Conmebol realiza o sorteio das chaves da Libertadores e da Copa Sul-Americana. O evento acontecerá na sede da entidade, a partir das 12h (de Brasília). As 32 equipes serão divididas em quatro potes, de oito equipes cada. Deste total, 28 se classificaram diretamente para a competição e outras quatro vieram de fases anteriores.

Oito times brasileiros estarão na fase de grupos. São eles (Pote 1):  Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Athletico. No Pote 2 está o Corinthians. Red Bull Bragantino no Pote 3. Fortaleza e América-MG no Pote 4.

As equipes farão seis jogos, sendo três em casa e três fora, e os dois primeiros de cada grupo avançam para as oitavas de final. O terceiro colocado irá para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. A final da competição será disputada no dia 29 de outubro de 2022, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador.

 

SUL-AMERICANA

Assim como na Libertadores, a Copa Sul-Americana conta com 32 equipes na sua fase de grupos. Entretanto, apenas 20 se classificaram de forma direta. Oito clubes vieram da fase prévia, enquanto outras quatro juntam-se a esta fase por terem caído na terceira fase da Libertadores.

Sete times brasileiros estarão na fase de grupos. São eles: Santos, São Paulo e Internacional no Pote 1. Atlético-GO e Ceará (Pote 3), Cuiabá e Fluminense (Pote 4). A final da competição será disputada no dia 1º de outubro de 2022, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

 

Crédito: Natalia Aguilar/AFP

 

+++

 

Copa do Brasil define para disputa da fase 3

 

Rio de Janeiro – A terceira fase da Copa do Brasil terá seu sorteio na próxima segunda-feira para definir os confrontos. A última vaga foi conhecida na quarta-feira, com o Vitória eliminando o Glória. Agora, serão 32 clubes na disputa e que tentam evitar surpresas como as que sofreram Vasco, Avaí, Grêmio e Internacional.

Vindos das primeiras fases da Copa do Brasil, chegam para a terceira fase do torneio os seguintes clubes: Altos-PI, Atlético-GO, Azuriz, Brasiliense, Ceará, Ceilândia, Coritiba, Cruzeiro, CSA, Cuiabá, Goiás, Juazeirense, Juventude, Portuguesa-RJ, Santos, São Paulo, Tocantinópolis, Tombense, Vila Nova-GO e Vitória. Entram, agora, Corinthians, Palmeiras, Athletico-PR, Atlético-MG, Fortaleza, Red Bull Bragantino, Flamengo, Fluminense, América-MG, Botafogo, Remo e também Bahia. Os últimos três entram nesta fase devido ao título da Série B, Copa Verde e Copa do Nordeste.

+++

Foto: Francois Nel

Copa do Mundo tem mais dois classificados

 

Rio de Janeiro – Japão e Arábia Saudita estão garantidos na Copa do Mundo de 2022, que será realizada a partir de novembro no Catar. Nesta quinta-feira, a seleção japonesa venceu a Austrália em Sydney por 2 a 0 com gols no fim, assegurou sua classificação e ainda deu aos sauditas a possibilidade de comemorarem sem entrar em campo.

Com o resultado, a seleção chegou a 21 pontos, contra 15 dos australianos. Como tem 19 e faltará apenas uma rodada, a Arábia Saudita não precisa mais pontuar para se garantir no grupo de classificação.

 

Classificados

A lista de países classificados para a Copa do Mundo subiu para 17. São eles: Catar, Alemanha, Dinamarca, Brasil, França, Bélgica, Croácia, Espanha, Sérvia, Suíça, Inglaterra, Holanda, Argentina, Irã, Coreia do Sul, Japão e Arábia Saudita

 

 

+++

 

Botafogo terá português na Série B

Rio – O técnico português Luís Castro publicou em sua conta oficial no Instagram que está a caminho do Botafogo. Essa é a primeira vez que o treinador se refere ao clube nas redes sociais. “Pronto para iniciar a caminhada com a Estrela Solitária ao peito, servindo o Glorioso”, escreveu o treinador.

O clube ainda não anunciou oficialmente o português como futuro técnico. Castro tem chegada prevista para as 6h do próximo domingo, junto com dois auxiliares: Vitor Severino e João Brandão. O restante da comissão técnica (analista, preparador de goleiros e preparador físico) está em fase final de definições. Os auxiliares também postaram que estão vindo ao Botafogo nas redes sociais.

Mesmo enquanto estava no Al Duhail, do Catar, o técnico português já estudava o que iria encontrar no Botafogo. Tanto que indicou alguns reforços para o clube e autorizou a chegada de outros, como Lucas Piazon e Lucas Fernandes.