Esportes

Esportes: PR é vice-campeão nacional no vôlei feminino Sub-17

Com uma participação quase perfeita, o time paranaense venceu cinco confrontos e perdeu apenas um, na final, contra Santa Catarina, resultado que deixou o Paraná na segunda colocação nacional

Esportes: PR é vice-campeão nacional no vôlei feminino Sub-17

 

Saquarema (RJ) – A Seleção Paranaense Sub-17 feminina foi uma das equipes protagonistas do CBS (Campeonato Brasileiro de Seleções), Divisão Especial, competição realizada no CDV (Centro de Desenvolvimento de Voleibol), em Saquarema (RJ). Com uma participação quase perfeita, o time paranaense venceu cinco confrontos e perdeu apenas um, na final, contra Santa Catarina, resultado que deixou o Paraná na segunda colocação nacional.

Após um longo processo de preparação em Curitiba, a Seleção, comandada pelo técnico Nando Leão, embarcou para o Rio de Janeiro no dia 7 de março, um dia antes do início do CBS. Na estreia, vitória por 3 sets a 0 contra Minas Gerais. Embalado, o Paraná fez uma excelente campanha na primeira fase e terminou invicto, o único dos dois grupos. Foram quatro jogos disputados, todos com vitória paranaense, e apenas um set perdido, contra Santa Catarina.

Na semifinal, duelo difícil contra as donas da casa que, além da qualidade, contavam com o apoio da torcida. Mas isso não foi o suficiente para diminuir o ritmo paranaense. Com um ótimo desempenho, o Paraná garantiu vaga à final após vencer tranquilamente o jogo por 3 sets a 0 (25/19, 25/22 e 25/12). Na outra semi, Santa Catarina venceu São Paulo por 3 a 2.

A final, como esperado, não foi nada fácil. Além da força do adversário, o nervosismo também resolveu jogar contra. Em uma partida de altos e baixos, o Paraná foi superado por Santa Catarina por 3 sets a 1 (25/14, 21/21, 21/25 e 21/25) e terminou a competição como vice-campeão.

 

Foto: Divulgação/FPV

 

 

Novo esporte olímpico, o “breaking” tem período de treinamento no COB

Rio de Janeiro – Uma batida diferente invadiu o Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro, nos últimos nove dias com a presença da Seleção Brasileira de breaking. Com treinamentos, avaliações, palestras e, claro, muita dança, os 12 bboys e bgirls convocados pelo Conselho Nacional de Dança Desportiva (CNDD) puderam usufruir de todos os serviços de ponta oferecidos pelo COB para dar o pontapé inicial na preparação rumo a Paris 2024. Nos primeiros dias, os atletas da equipe nacional de breaking foram submetidos a uma bateria de avaliações médicas, funcionais e exames com os profissionais das áreas multidisciplinares do Laboratório Olímpico do COB.
“É tudo muito novo para a gente, mas foi uma experiência muito produtiva. Ficamos muito impressionados com a estrutura e o suporte do COB. Acredito que isso vá nos ajudar a chegar muito longe e preparados para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que é o nosso foco”, afirmou a bgirl Nathana Venâncio, de 30 anos.
Esta foi a primeira vez que uma equipe brasileira de breaking se reuniu para um período de treinamento. Por se tratar de uma modalidade individual, a oportunidade foi aproveitada ao máximo por todos os atletas. “Esse é um momento histórico para nossa modalidade. Já imaginava que o CT teria uma estrutura de alto nível e precisávamos disso para evoluir. Tivemos contato aqui com diversas novidades que serão super benéficas para a nossa dança”, elogiou o bboy paulista Luan San, que no último Campeonato Mundial ficou na quarta colocação.

Pela primeira vez, seleção de breaking treinou no centro de excelência. Foto: Rafael Bello/COB

 

++++

 

Meia Maratona altera rotina do PNI

Foz do Iguaçu – Atrativo turístico mais visitado do lado brasileiro da fronteira, o Parque Nacional do Iguaçu terá funcionamento diferenciado neste domingo (20), em razão da 13ª Meia Maratona das Cataratas e Desafio 8km. As disputas esportivas estarão concentradas no período da manhã. O turismo será retomado ao meio-dia, com todas as opções de passeios.

Para os mais de quatro mil participantes da 13ª Meia Maratona das Cataratas e Desafio 8km, vindos de todas as partes do Brasil (24 estados e Distrito Federal) e países como Argentina, Paraguai e Estados Unidos, o domingo começará bem cedinho. A previsão é de tempo fresco, ideal para a prática do esporte.

Já às 5h30, o estacionamento estará aberto para a chegada dos primeiros veículos. O transporte dos atletas até o ponto de partida começará às 6h. A largada será às 8h30, com três horas de tempo-limite. A premiação aos vencedores está marcada para as 10h30, hora em que também terá início o transporte de retorno ao Centro de Visitantes.

Os dois trajetos (21km e 8km) são totalmente dentro do Parque Nacional do Iguaçu, emoldurados pela mata nativa e com vistas para as Cataratas.

Foto: Marcos Labanca

 

Prepare o carrinho!

Na tarde de ontem (17), a FMEC (Fundação Municipal de Esporte e Cultura) repassou à organização do evento os troféus para os primeiros colocados. Haverá premiação para os três primeiros colocados de cada categoria (Livre, Simples, Grid e Juvenil). A competição terá pelo menos 50 pilotos que já se inscreveram para as disputas que começam a partir das 8h e são válidas para a primeira fase do Campeonato Paranaense de Rolimã. São esperados cerca de 3 mil pessoas no entorno da Rua Europa. A chegada acontece no Ecopark Morumbi.

 

Tcheco tenta reanimar time para não ‘perder’ calendário

 

Cascavel – A eliminação para o Tocantinópolis reduziu o calendário do Cascavel e ampliou a pressão por um resultado positivo diante o Maringá, no domingo, para seguir no Paranaense. Caso contrário, o time ficará quase um mês sem atuar, até que aconteça a estreia na Série D. Mais que isso, a partida também valerá o calendário de 2023, já que na somatória de pontos, o Cascavel precisa de uma vitória para garantir as vagas nas competições nacionais.
O time terá pouco tempo para se ajustar. A retomada dos treinos aconteceu ainda na cidade de Marabá (MA), de onde viaja na noite hoje (18) para Curitiba e segue direto para Maringá. “O jogo é nosso futuro no estadual e para o ano que vem. Infelizmente, pela logística, com pouco tempo para treinar. Então, será uma questão de mobilizar os jogadores de forma imediata”, garante o treinador.
Sobre a derrota para o Tocantinópolis, Tcheco se disse envergonhado e decepcionado.  “Entendíamos que tínhamos boas chances de classificação. Mas, a bola pune quando você não conclui as chances que cria. Sabíamos das circunstâncias do jogo. E também tem os méritos do adversário. Acho que toda a cobrança que estamos recebendo é porque as pessoas sabem que podemos entregar resultados melhores”, finalizou.

 

Defesa do Tocantinópolis levou a melhor sobre o ataque cascavelense

Crédito: Daniel Malucelli/FCC

 

 

Garotada já pode se preparar

Cascavel – Enquanto o time profissional do Futebol Clube Cascavel tenta se manter no Campeonato Paranaense, com a partida decisiva do próximo domingo (20) contra o Maringá, os garotos do Sub-20 acabaram de conhecer seus adversários na primeira fase do estadual da categoria, que tem início previsto para o dia 7 de maio. Foram dois anos sem a realização das categorias de base por conta da pandemia.
O arbitral confirmou a participação de 23 equipes que estarão divididas em quatro grupos. Os cascavelenses, que terão Cristiano Ávalos como comandante, ficaram no grupo D, junto com Paranavaí, Grêmio Maringá, Maringá FC e Campo Mourão. Os outros grupos terão: A – Athletico, Andraus, Paraná Clube, Rio Branco e Patriotas; B – Coritiba FC, Independente São-Joseense, Iraty, Operário, Batel e Iguaçu; C – Apucarana Sports, Portuguesa Londrinense, Nacional, Cambé, Arapongas, Londrina e REC.
Os três melhores times de cada grupo avançam para a segunda fase, quando também haverá a divisão em grupos. Dos 12, oito avançam para a terceira fase com jogos em turno e returno dentro do grupo, passando os dois melhores de cada grupo para a semifinal.

++++++++

 

Toledo faz primeiro teste para a Divisão de Acesso

Toledo – Pelo menos em termos de resultado o Toledo começou bem a sua preparação para a Divisão de Acesso do futebol paranaense. Na noite de quarta-feira, o time realizou o primeiro jogo-treino e goleou o Citvel, por 8 a 0.
O técnico João Paulo Facco fez uma análise positiva do rendimento da equipe e da aplicação do sistema de jogo. Ele utilizou 20 jogadores ao longo do treinamento, alguns deles das categorias de base.
A programação de treinos do time segue diariamente. Para a próxima segunda-feira, está programado um coletivo com o time sub-17 do TEC/La Salle, que vai disputar o estadual da categoria. Já no dia 25, o time fará um jogo-treino contra o time de Bragantina.

Toledo goleou no primeiro teste para o Acesso

Créditos: Carlos Chiosi

 

+++

 

Meninas classificadas para o Mundial

Rio de Janeiro – Pela segunda rodada do quadrangular final do Sul-Americano Feminino Sub-17, o Brasil venceu o Paraguai por 3 a 0, na noite desta quarta-feira (16), e carimbou o passaporte para o Mundial da categoria, que acontece na Índia durante o mês de outubro.
Agora, a Seleção Feminina Sub-17 volta a campo no próximo sábado (19) para brigar pelo título da competição sul-americana diante da Colômbia, a partir das 20h30 (de Brasília). Até aqui a Canarinho tem 100% de aproveitamento em seis jogos, marcou 32 gols e não sofreu nenhum.
Adulta – Com a Copa América Feminina 2022 no horizonte, a técnica Pia Sundhage convocará a seleção feminina de futebol nesta sexta-feira (18), às 11h, na sede da CBF. A convocação atenderá os compromissos da Data Fifa de abril, entre os dias 4 a 12, cujos detalhes ainda serão divulgados.

 

+++

 

Champions terá sorteio das quartas-de-final

Rio – Com as classificações de Chelsea e Villarreal, os oito classificados para as quartas de final da Liga dos Campeões 2021/22 estão definidos. O sorteio dos confrontos da próxima fase vai ser nesta sexta-feira, às 8h (de Brasília), em Nyon, na Suíça, na sede da Uefa.
Será o último sorteio desta temporada. Na ocasião, a entidade também vai definir o chaveamento até a final, que ocorre no Stade de France, em Saint-Dennis, na França, no próximo dia 28 de maio. Agora, não há mais restrições. Equipes do mesmo país e que estiveram no mesmo grupo podem se enfrentar.
Estão classificados Liverpool, Real Madrid, Atlético Madrid, Chelsea, Manchester City, Bayern, Benfica e Villarreal.