Esportes

Esportes de rendimento terão privilégio na Acea

Acea (dará preferência ao esporte de rendimento após a realocação de verbas para enquadrar as 32 modalidades a mais que gerenciará

Cascavel – Única instituição responsável pelo repasse de subsídios municipais para equipes e atletas de Cascavel desde a extinção da Fundeavel (Fundação de Esporte Amador de Cascavel), em maio, a Acea (Associação Cascavelense de Esportistas Amadores) dará preferência ao esporte de rendimento após a realocação de verbas para enquadrar as 32 modalidades a mais que gerenciará com a redução de cerca de R$ 300 mil do orçamento de R$ 1 milhão dos convênios anteriormente firmados com a Prefeitura e as duas entidades que iniciaram o ano na gestão do esporte na cidade.

“Todos os projetos [modalidades] permanecem, mas houve uma realocação de verbas. Algumas modalidades tiveram que enxugar seu planejamento anual, ao passo que outras tiveram aumentada sua projeção inicial. Foram os treinadores que refizeram os projetos e os apresentaram à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer para a elaboração de um plano de trabalho. Já a Acea, por meio de um termo de convênio com o Município, fica responsável pelos pagamentos”, explica o presidente da Acea, Alexandre Dall’Onder.

Segundo o dirigente, as modalidades que representam o município nos Jogos Abertos e nos Jogos da Juventude do Paraná terão prioridade no convênio público, com exceção do time de futsal masculino adulto, que enfrenta questionamento do Tribunal de Contas do Estado sobre seu amadorismo.

Com um dos menores orçamentos dos últimos anos, o esporte cascavelense conta com a iniciativa privada para conseguir ir a outras competições, como campeonatos paranaenses. “Convocamos a sociedade para adotar uma modalidade ou um atleta nesse momento. A Lei de Incentivo ao Esporte é uma alternativa e podemos ajudar no desenvolvimento de projetos”, encerra Dall’Onder.