Esportes

Esporte de rendimento: Equipes de 17 modalidades ficam sem subsídio público em Cascavel

Dos 23 recursos financeiros disponíveis no Edital 06/2019, apenas três foram captados

Cascavel – A possível falta de atenção ao Edital de Chamamento Público 06/2019, que teve o resultado final do processo de seleção divulgado no sábado (4), no Diário Oficial do Município, deixou 17 modalidades esportivas sem recursos para desenvolver o desporto de rendimento de modo não profissional em Cascavel até o fim de 2020.

A desatenção ao edital pode ter acontecido porque diferentemente das publicações dos chamamentos anteriores, desta vez ocorreu uma mudança importante, que passou a ser a exigência do orçamento no ato da entrega da proposta, e não na fase documental, como havia sido até então. Muitas OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que pleitearam subsídio público municipal pelo Edital 06/2019 não se atentaram a essa mudança – para se adequar à Lei 13.019/2014, que estabelece esse tipo de parceria em âmbito nacional – e entregaram o orçamento na fase documental.

Dos 23 recursos financeiros disponíveis no Edital 06/2019, apenas três foram captados: caratê, pelo Instituto Escola de Futebol Cascavel, e voleibol feminino e voleibol masculino, pela AABB Cascavel. O detalhe é que a própria AABB Cascavel pleiteou outras modalidades e teve as propostas eliminadas, casos do atletismo e do vôlei de praia (feminino e masculino).

Assim, além dessas duas, também ficarão sem recursos para as competições deste ano e as de 2020: badminton, boxe, capoeira, ciclismo, futebol, futebol americano, futebol sete, futsal, jiu-jítsu, caratê, rúgbi, skate, tênis, tiro e xadrez, totalizando 17 modalidades.

E agora?

Por meio do secretário Ricardo Burgarelli, a Secesp (Secretaria de Cultura e Esporte) de Cascavel diz que já tem ajudado as equipes que participam dos Jogos Abertos, dos Jogos da Juventude e dos Jogos Paradesportivos do Paraná com transporte e alimentação, além de técnicos, em algumas modalidades, e que tem alternativas para tentar amenizar a situação das modalidades que ficarão sem receber o subsídio público municipal. A solução de efeito mais imediato é remanejar a verba não captada destinada às modalidades para uma licitação do transporte das equipes para competições. Esse montante não captado é de R$ 601.770,00. Outra solução, esta já com estudo de viabilidade para implementação em andamento, porém com demanda de tempo maior para ser colocada em prática, é alterar, via poder legislativo, leis já em desuso que autorizam o repasse diretamente para pessoas físicas (técnicos e atletas), no sistema de bolsas auxílio.