Política

Esplanada: visita de Dom Giovanni d'Aniello, desfile do 7 de Setembro e cartão vermelho

Talkey, Santidade

A visita do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, ao presidente, em companhia do chanceler Ernesto Araújo, na segunda-feira, levantou rumores de que Jair Bolsonaro conversaria com o Papa Francisco. Aliás, Bolsonaro quer o diálogo e uma reunião há dois anos, e deixou a dica. Mas Dom Giovanni foi se despedir. Foi nomeado por Francisco para Núncio na Rússia. Em seu lugar, desembarca em Brasília Dom Giambattista Diquattro. Alvo de parte dos bispos do Brasil, que até soltaram carta de forte teor crítico à sua gestão, Bolsonaro tentará uma aproximação com a Igreja.

Asas do Patriotismo

O tradicional desfile do 7 de Setembro foi cancelado pelas Forças Armadas na Esplanada por causa da pandemia. Mas os brasilienses têm esperança de que a Esquadrilha da Fumaça apareça nos céus. A FAB não confirma. A conferir.

Ficou no desejo

Luciano Hang, o “véio da Havan”, dono da megarrede de lojas, sonha com a instalação da réplica da estátua da Liberdade na sua unidade de Brasília. A lei distrital proibiu, por causa do gabarito.

Falta gás?

O presidente da Câmara dos Depuatdos, Rodrigo Maia, anda impaciente e bem desconfortado quando o assunto é a Nova Lei do Gás, na fila da pauta. Que não anda.

Muito gás

Já o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) está a todo gás. Apresentou emenda global ao texto que, para a maioria no setor, desconfigura toda a proposta. Nascimento é amigo de Maia de longa data. Já dividiram até apartamento quando estudantes.

***Alianças

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e o senador Ciro Nogueira (Progressitas-PI), presidente de seu partido e conterrâneos piauienses, estão bem próximos. Neófito na política, o advogado Ibaneis já mostrou fácil trânsito suprapartidário.

***Aliás…

… A deputada federal Celina Leão (Progressistas), amiga de Ciro e hoje secretária de Esporte, sonha ser vice de Ibaneis na sua futura chapa da tentativa de reeleição no DF.

Direto de Roma

Renata Bueno, a brasileira que já foi deputada na Itália – representando os brasileiros com dupla cidadania -, disparou ontem e-mail lembrando da votação nos próximos dias 20 e 21 de setembro, em Roma. E com orientações para o voto para o qual disputa novamente o cargo. Os brasileiros daqui votam por cédula enviada pelos Correios.

Da saúde

Uma pequena demonstração de que o general Pazuello é alvo gratuito na mídia, em alguns casos. Nomeou o veterinário Lauricio Monteiro Cruz como novo diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério. Pazuello apanha desde então, mas o antecessor no cargo, nomeado pelo ex-ministro Luís Mandetta, também era veterinário.

Cartão vermelho

Campeão de futebol do DF em 2020, o Gama não vai tão bem fora dos gramados. Os atrasos nos salários e em depósitos de FGTS por mais de três meses de um atleta deram-lhe direito de deixar o clube sem multas e com o próprio passe, garante decisão do TRT.