Opinião

Esplanada: Distintivo bloqueado, Poder na linha, Mapa da mina

Distintivo bloqueado

A direção da Polícia Civil do Estado de São Paulo criou regras sobre uso de redes sociais para seus agentes, a fim de preservar a imagem da instituição e evitar exibicionismo virtual que possa levar à promoção política de policiais blogueiros e youtubers. A ideia, embora não exposta na Portaria 29, do último dia 7 de julho, é bloquear possível uso de imagem do policial ou delegado para palanque virtual-eleitoral este ano – e em eleições vindouras. Entre outros tópicos, a Portaria destaca que é livre a criação de perfil pessoal nas redes, mas o agente não poderá lançar mão de imagem institucional ou usar da nomeação de cargo para exposição.

Mapa da mina

A Polícia Federal está de olho na Empabe (Empresa Patrimonial de Bens), que seria ligada a Ricardo Nunes, dono da rede de lojas Ricardo Eletro, solto ontem após prisão. Um ativo bilionário em imóveis e até shoppings pode ser o mapa da mina.

Mapa de voo

Ricardo Nunes deve quase meio bilhão de reais em impostos, segundo a Justiça e a Receita, mas parece que vive muito bem, obrigado! Tem até um jato Phenom à disposição no aeroporto da Pampulha, região central de Belo Horizonte.

Poder na linha

Em três telefonemas, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso (STF), arrancou da Fiesp, da Febraban e da Ambev a doação de máscaras e álcool em gel para mesários e fiscais na eleição de novembro.

Nova TV

A Medida Provisória do presidente Jair Bolsonaro que abriu brecha jurídica para os clubes de futebol transmitirem on-line as partidas veio para confirmar que portais de streaming são canais do futuro (bem próximo). A nova TV é seu smartphone ou tablet; e a concessão de emissora, que é pública, não vale mais centenas de milhões de reais.

Brasiiiillll

Mais de 600 mil pessoas receberam indevidamente o Auxílio Emergencial do Governo Federal, aponta relatório do TCU. E ainda há pentes-finos no Ministério da Cidadania.

Investida no DF

Além de Bolsonaro, Roberto Jefferson também convidou para se filiarem ao PTB a deputada federal Bia Kicis e o vice-presidente do Patriota no DF, Paulo Fernando Melo.

Aliás…

… O PTB ajuizará duas APDF no STF para assegurar prerrogativas dos advogados e a liberdade de jornalistas. Houve críticas sobre omissão da OAB e da ABI no caso do jornalista Oswaldo Eustáquio, preso por dez dias, alvo do inquérito do ministro Alexandre de Moraes (STF).

 

MERCADO

Apertem os cintos…

A Latam Brasil, que na esteira de outras subsidiárias do grupo entrou com pedido de recuperação nos Estados Unidos, foi bola cantada pela Coluna mês passado. A dívida é de R$ 7 bilhões – muito disso é o leasing de aviões. A companhia vem vendendo passagens, cancelando voos e usando dinheiro do cidadão para fazer caixa.

… o dinheiro sumiu

A reportagem também publicou que a Latam é líder isolada no ranking de reclamações e denúncias nos Procons das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, entre as companhias aéreas.

Sabesp

A Sabesp informa, sobre assinatura de contrato para tratamento de resíduos sólidos com a Prefeitura de Diadema (SP) por 40 anos, que “todos os contratos e convênios foram feitos em perfeita conformidade com as leis brasileiras em vigor, como todos os demais contratos de programa vigentes na Sabesp”. A conferir.

Banho-Maria

O STJ suspendeu decisão do TRT de Brasília para que a churrascaria Fogo de Chão fizesse reintegração imediata de 42 demitidos – até o julgamento das ações que envolvem mais de 400 demissões na rede.