Educação

Espiritualidade no Colégio Santa Maria

Celebrações e comemorações tradicionais que remetem à padroeira da instituição são realizadas

A presença de Nossa Senhora é marcante no cotidiano do Colégio Santa Maria. Padroeira da instituição, Maria, em suas “diversas faces” e com seus “diversos nomes” é sempre aclamada e reverenciada nesta escola. Existem algumas comemorações tradicionais relacionadas à Mãe Celestial. Uma delas é a Coroação de Nossa Senhora, celebração que ocorre quase todos os anos, contando com a participação de todos os alunos e a equipe de professores. Porém, mesmo em anos nos quais a celebração não se faz possível, os alunos recebem em período de aula a visita da imagem da Santa. Para receber tal visita, os alunos se preparam em sala de aula junto com as professoras. Principalmente os pequeninos da educação infantil, sentem-se agraciados com esta visita.

Foi registrado com muita singeleza os alunos e a professora Gabriela, turma do nível 4C da Educação Infantil, no momento solene, em que receberam a imagem de Nossa Senhora das Graças, em sala de aula. Muita devoção e carinho, desde os momentos de preparação para a acolhida da imagem de Maria junto deles e em período de aulas. Todos participaram na preparação do pequeno altar onde seria colocada a imagem, e mais, todos cantaram, rezaram e desenharam seus pedidos e agradecimentos para a Mãezinha do Céu.

Nossa Senhora das Graças também é conhecida como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Em sua primeira aparição Nossa Senhora apareceu para Santa Catarina trazendo um sinal do céu: uma medalha bendita com seu retrato que foi chamada de milagrosa após ajudar cristãos a alcançar as graças pedidas.
Já na segunda aparição ela pede que as medalhas sejam usadas ao pescoço para que abundantes graças fossem realizadas por todo o mundo.

Foi uma tarde cheia de bênçãos e louvores. Também foi um resgate da espiritualidade em sua forma simples, inocente, representada tão bem pela imagem da criança. É como diz o canto, que certamente os pais e avós dessas crianças já haviam entoado em sua infância. “Mãezinha do Céu, eu não sei rezar. Eu só sei dizer que quero te amar.” Assim se explica a grandeza dos gestos singelos do dia a dia. Sem a necessidade de grandes eventos e comemorações. Entendemos sim que estes são momento de graça e esplendor que tão bem representam a grandiosidade da Mãe de Jesus. Porém ela, em sua simplicidade, certamente recebe este carinho de braços abertos e abençoa cada vez mais estas crianças, os profissionais que atuam e o ambiente educacional o qual tão represente seu nome.

É esta espiritualidade que está presente nas aulas e nos momentos festivos do Colégio Santa Maria. Assim, todos os que têm a oportunidade de participar desde ambiente, compreendem que é nos pequenos gestos que se constrói um coração que sabe amar e respeitar como Maria fez. Ela, que é exemplo de dedicação e fé também representa cada profissional que de se doa aos alunos e cada pai e mãe que confia o que tem de mais sagrado a estes profissionais, diariamente.