Cotidiano

Espírito Santo não tem esquema de segurança definido para o Carnaval

VITÓRIA ? Faltando dois dias para o início do tradicional desfile das escolas de samba da Grande Vitória, nenhuma autoridade federal ou estadual detalhou o esquema de segurança do evento, aguardado por capixabas e turistas, e que já faz parte do calendário anual de festas do Espírito Santo. Os desfiles acontecerão na sexta-feira e no sábado , no Complexo Walmor Miranda, também conhecido como “Sambão do Povo”, em Vitória ? local que possui camarotes e arquibancadas com capacidade para sete mil pessoas, segundo a Liga das Escolas de Samba do Espírito Santo (Lieses). Ao todo, 14 escolas passam pela avenida nos dois de folia. Segundo a Lieses, as agremiações possuem, juntas, em média, 11 mil integrantes.

Na tarde desta quarta-feira, a segurança do evento foi discutida numa reunião entre o general Adilson Carlos Katibe, que chefia a força-tarefa das Forças Armadas no Espírito Santo, o secretário estadual de segurança, André Garcia, a chefe de Polícia Civil, delegada Gracimeri Gaviorno, o secretário de segurança da Prefeitura de Vitória, coronel Fronzio Calheira e o presidente da Lieses, Rogério Sarmento. O encontrou aconteceu no 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha, onde está concentrado o comando das tropas federais. Entretanto, nenhuma das autoridades envolvidas anunciou o teor da conversa, nem o esquema que será adotado.

Em nota, a força-tarefa se resumiu a dizer:

“A Força-Tarefa Conjunta Capixaba esclarece que, no Decreto Presidencial de 6 de fevereiro de 2017, estabeleceu-se que o período de atuação das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem no Estado do Espírito Santo é de 06 a 16 de fevereiro de 2017. Qualquer alteração relativa a este prazo caberá ao Ministério da Defesa e ao Governo Federal determinarem”.

A nota foi divulgada mesmo após o ministro da justiça, José Levi Mello do Amaral Junior, publicar portaria, no Diário Oficial da União de hoje, prorrogando a permanência das forças nacionais no Espírito Santo por mais 20 dias. Segundo a publicação, o governo federal “autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública, em caráter episódico e planejado, por 20 dias, a partir da publicação desta Portaria, para atuar em ações de segurança pública, em apoio ao Governo do Estado do Espirito Santo, na recuperação e preservação da ordem pública, através do policiamento ostensivo, em todo o território do ente federado”.

Já a Lieses informou que “está contando com o apoio das forças federais e estaduais para a realização do carnaval de Vitória com segurança para as escolsa e foliões capixabas”.

A Secretaria Estadual de Segurança foi procurada, mas ainda não se manifestou.