Cotidiano

Espírito Santo confirma cinco casos de febre amarela, entre eles uma morte

64583706_SOC Rio de Janeiro 18-01-2017 Caderno Especial sobre o Aedes AegyptiLocalFiocruz.FotoPa (1).jpg

RIO ? A Secretaria de Saúde do Espírito Santo confirmou, nesta segunda-feira, que cinco pessoas contraíram febre amarela silvestre no estado, e uma delas morreu. No total, apenas este mês, foram 41 notificações, mas, como duas já foram descartadas, a secretaria contabiliza 39 ocorrências.

Uma investigação está em curso para verificar se os 34 casos restantes são mesmo febre amarela ou se trata-se de outras doenças com sintomas semelhantes, como dengue. Sabe-se que 21 doentes receberam alta hospitalar e sete permanecem internadas ? quatro delas em estado grave. Outras cinco morreram.

Os casos confirmados são de moradores das cidades de Ibatiba (3), Baixo Guandu (1) e Conceição do Castelo (1). O secretário de estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, ressaltou que todos os casos registrados até o momento são de pessoas residentes em áreas rurais e que a transmissão ocorreu em área de mata.

? Tínhamos uma população que não era 100% vacinada, portanto, não era protegida contra a febre amarela. Isso porque o Espírito Santo sempre foi considerado pelo Ministério da Saúde como área sem risco de transmissão da doença. Os especialistas dizem que a reação rápida que tivemos deve ajudar a conter a transmissão da febre amarela e evitar o aumento do número de casos confirmados ? avaliou ele.

O secretário também disse que 35 homens do Exército foram destacados para circular por várias cidades, como Vila Velha, Serra e Vitória, instruindo a população a eliminar focos do Aedes aegypti, que, em áreas urbanas, é o mosquito transmissor dessa doença.

? Precisamos também que a população contribua, pois o Estado não consegue entrar em todas as residências. Temos sempre que lembrar que a eliminação do mosquito Aedes aegypti é mais um fator de proteção da população ? destacou Oliveira.

DOIS MILHÕES DE DOSES DA VACINA

A Secretaria de Saúde receberá 700 mil doses da vacina contra a febre amarela nesta terça-feira, dia 31, e outras 300 mil devem chegar até sexta-feira. As doses solicitadas serão destinadas à ampliação da vacinação cautelar no estado e para os viajantes dos demais municípios. Com isso, há até agora um total de 2 milhões de doses enviadas ao estado pelo Ministério da Saúde.

A vacinação cautelar foi ampliada para 60 municípios, levando em consideração a proximidade geográfica entre eles e a ligação que eles mantêm a região capixaba que faz divisa com Minas Gerais por meio da faixa contínua de floresta.

Há quase 80 anos, o Espírito Santo não registrava sequer um caso de febre amarela.