Cotidiano

Espetáculo inspirado em ?1984?, de George Orwell, será apresentado na Broadway

NOVA YORK ? Uma nova adaptação britânica do clássico distópico ?1984?, de George Orwell, será apresentada este ano nos EUA, onde temas como vigilância e ?novilíngua? se tornam cada vez mais relevantes. Os produtores Sonia Friedman e Scott Rudin anunciaram nesta quinta-feira que a peça vai estrear em junho no teatro Hudson, na Broadway. Indicado ao prêmio Olivier, o espetáculo foi criado por Robert Icke e Duncan Macmillan. O elenco não foi revelado.

Publicado pela primeira vez em 1949, o livro conta a história de uma sociedade comandanda pelo Grande Irmão, que vive em estado permanente de guerra, sob vigilância estrita e na qual fatos históricos e atuais são distorcidos em nome dos interesses do governo.

Com a eleição de Donald Trump à presidência dos EUA, ?1984? chegou a liderar a lista de livros mais vendidos da Amazon. O interesse aumentou diante das alegações da administração Trump de que sua adversária na eleição, Hillary Clinton, teria reecebido ?milhões de votos ilegais?. Questionada sobre a falta de base dessa acusação, uma assessora argumentou que seriam ?fatos alternativos?.