Cotidiano

Esperança de encontrar sobreviventes diminui dois dias após terremoto na Itália

ROMA ? As equipes de resgate continuam nesta sexta-feira buscando intensamente possíveis sobreviventes nas vilas italianas devastadas por um terremoto que deixou pelo menos 267 mortos, embora as esperanças estejam diminuindo com o passar das horas. No total, 238 pessoas foram retiradas com vida dos escombros desde o início de quarta-feira, quando um terremoto arrasou três aldeias de montanha na região central da Itália. Mais de 900 réplicas já foram registradas após o tremor. Terremoto

O governo declarou um dia de luto nacional no sábado, quando serão realizados os primeiros funerais de 50 vítimas do terremoto em Arquata del Tronto, uma das três vilas destruídas pelo forte tremor.

Dezenas de réplicas foram registradas durante a noite, incluindo um de 4,8 de magnitude, criando pânico entre as equipes de resgate por medo de mais desabamentos.

O governo italiano celebrará um funeral de Estado no sábado para algumas das vítimas. Segundo um novo balanço comunicado nesta sexta-feira pela Defesa Civil, 387 feridos foram hospitalizados ? 40 em estado crítico.

Após declarar estado de emergência nacional, o primeiro-ministro, Matteo Renzi, alocou ? 50 milhões de fundos para a reconstrução das áreas atingidas. No sábado, dia de luto nacional, as bandeiras serão hasteadas a meio mastro em edifícios estatais.

O Executivo anunciou ainda um novo plano de prevenção anti-sísmica depois que o terremoto deixou um balanço de mortos muito elevado em uma zona na qual se sabia que havia risco de tremores.

A terra continua tremendo, e os sobreviventes tiveram de dormir pela segunda noite em tendas fornecidas pelos serviços de emergência.

Um total de 928 tremores secundários foram registrados na área ao redor de Amatrice ? uma das mais afetadas ? e as cidades vizinhas de Pescara del Tronto, Accumoli e Arquata del Tronto.

Na manhã desta sexta-feira, outro forte tremor atingiu a região do centro da Itália, causando mais danos a edifícios em Amatrice.

Os socorristas continuavam buscando sobreviventes entre os escombros. Com o passar das horas, diminuem as esperanças de encontrar pessoas com vida.