Cotidiano

Espectadores bósnios protestam para poder assistir a espetáculo polêmico

SARAJEVO (Bósnia) ? Espectadores da Bósnia persuadiram os organizadores do festival de teatro MESS, em Sarajevo, a permitir que assistissem a um espetáculo cercado de polêmica. “Our violence and your violence” (“Nossa violência e sua violência”), do diretor croata Oliver Frljic, foi criticado por católicos e muçulmanos, e recebeu ameaças de grupos violentos. Teatro / violência

Horas antes da apresentação na noite de domingo, a organização do festival anunciou que apenas o júri poderia ver a performance. O premiado Frljic costuma criticar o nacionalismo em suas obras provocadoras, que volta e meia se tornam alvo de protestos. O espetáculo levado ao MESS contém cenas de nudez e estupro.

Os organizadores disseram que o cardeal bósnio Vinko Puljic fez uma denúncia ao Ministério Público, alegando que a peça ofendia cristãos e muçulmanos. Até o momento, não houve nenhuma acusação formal. A igreja, bem como ONGs muçulmanas, declararam respeitar a liberdade artística, mas pediram que “Our violence and your violence” fosse retirada da programação do festival.

A organização disse que as reclamações e a repercussão negativa na mídia antes da apresentação “resultaram em pressão e ameaças de grupos e indivíduos violentos que ameaçavam a segurança do público”.

Para os espectadores que já tinham comprado ingressos, a decisão foi vista como uma forma de censura. Eles se reuniram na frente do Teatro Nacional de Sarajevo e pediram que sua entrada fosse permitida. Pessoas sem ingressos também se uniram ao protesto, e a polícia foi chamada ao local.

De forma pacífica e bem comportada, os manifestantes disseram que não sairiam do local. Os organizadores acabaram cedendo, e cerca de 200 pessoas puderam adentrar o teatro.

? Ninguém vai me dizer o que ver ? disse Eldina Jasarevic sobre o espetáculo.

O júri do festival homenageou o público por assegurar seu direito de assistir à peça, que acabou não recebendo nenhum prêmio. Os produtores de “Our violence and your violence” disseram que a performance “não questiona os valores de nenhuma religião, e sim sua dependência do sistema liberal-capitalista em que vivemos, e conclama a Europa a se responsabilizar por seu passado”.

O espetáculo foi o último a se apresentar no festival.