Cotidiano

Espécie rara é atração no Parque das Aves

Foz do Iguaçu – O Parque das Aves será é o primeiro zoológico no mundo a expor o mutum-de-alagoas (Pauxi mitu), ave considerada extinta da natureza desde a década de 1970. O novo espaço será chamado de "Como salvamos espécies" e será inaugurado na segunda-feira (29), em Foz do Iguaçu.

O lugar trará diversas informações sobre como o parque trabalha para evitar o desaparecimento de espécies, como a do mutum-de-alagoas. O visitante tem a oportunidade única de conhecer bem de perto a espécie, além de aprender mais sobre as razões que levaram à sua extinção e o que elas podem fazer para que outros animais não cheguem a essa situação.

“Permitir a proximidade dessa ave com os visitantes facilita o entendimento da importância da espécie para o ambiente em que vivemos. É essencial trazer isso para a nossa realidade, pois assim entendemos o impacto que causamos no meio ambiente e o que podemos fazer para viver num mundo melhor para todos”, comenta Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves.

“Apresentar nossas atuações em conservação com atividades de educação ambiental para nossos visitantes consolida nosso trabalho como um centro de conservação”, complementa Bosso.

O mutum-de-alagoas é um dos 11 animais extintos na natureza no Brasil, por isso mesmo trabalho de reprodução, conservação e educação ambiental é fundamental.

Como participante do Programa de Cativeiro do Mutum-de-Alagoas, o Parque das Aves recebeu, em junho de 2015, dez casais da ave vindos do criadouro CRAX, em Minas Gerais. Desde então já nasceram mais de 20 filhotes no Parque, aumentando em 10% a população mundial da ave. Atualmente, a espécie depende da reprodução sob cuidados humanos para que ocorra, pois só existiam três desses animais quando as ações de conservação foram iniciadas.

“A retirada das aves da natureza no final da década de 1970 por Pedro Nardelli foi decisivo para que a espécie fosse salva, além do trabalho do criadouro CRAX estabelecendo as primeiras populações ex situ”, afirma Carmel Croukamp, diretora-geral do Parque das Aves.