Cotidiano

Especialistas defendem que reembolso dos ingressos da Rio 2016 seja pelo dobro do valor

ingree.jpgRIO ? Especialistas em defesa do consumidor defendem que o reembolso devido a torcedores que revenderam seus ingressos pelo sistema oficial da Olimpíada do Rio seja feito no dobro do valor. Na avaliação de Ricardo Morishita Wada, presidente do Instituto de Pesquisas Jurídicas e Sociais (IPJUS), a questão deveria ser tratada pelo Ministério Público e deveria ser pedido o reembolso no dobro do valor pago.

? O MP poderia pedir o reembolso em dobro dado a demora para o pagamento, o descaso dos organizadores e a restrição que os consumidores enfrentaram no momento da compra e da revenda. Os consumidores cumpriram todas as exigências e, agora, o comitê não cumpre o que estava previsto. O pedido em dobro, neste caso, é importante para que isso não venha acontecer novamente em eventos dessa natureza que ocorram no país ? defende Morishita.

A Rio 2016 terminou há quatro meses, mas nem todos os torcedores que revenderam ingressos pelo sistema oficial dos jogos receberam o dinheiro de volta. A informação que recebiam, ao revender os bilhetes, era que de o reembolso seria feito em até 30 dias após o término dos Jogos.

O publicitário Sandro Barretto ainda aguarda receber o reembolso referente a quatro ingressos revendidos pelo sistema oficial e reclama da demora:

? Eu e minha mulher compramos vários ingressos para a Olimpíada, mas não conseguimos ir a todos por causa do trabalho e revendemos alguns pelo sistema oficial. A maior parte transcorreu sem problemas, mas quatro ingressos, no valor de R$ 640, não foram pagos. O cartão de crédito usado para a compra foi cancelado e já mandamos vários e-mails com as informações para o depósito em conta corrente, como estava previsto na seção de perguntas e respostas do site. Mas até agora não recebemos nenhuma resposta do comitê organizador. A impressão que dá é que querem mesmo adiar o pagamento. Não é possível que um sistema que funcionou tão bem das outras vezes demore tanto agora.

O promotor Sidney Rosa, do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), conta que parte dos consumidores beneficiados pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Comitê para os casos de cancelamentos de ingressos por conta de mudanças de locais de preços, também não receberam o reembolso. Segundo o promotor, os organizadores alegam questões operacionais, como cancelamento dos cartões com os quais foram feitas as compras dos ingressos. A maior parte, no entanto, afirma Rosa, já foi reembolsada.