Cotidiano

Especialistas dão dicas para driblar a crise

RIO – São mais de dois anos de recessão, com o desemprego em alta e inflação que resiste em ceder, diante desse cenário, especialistas dão conselhos sobre como driblar a crise e conseguir manter algumas conquistas que o tempo de bonança trouxe. Para os que têm dívidas ? pesquisa da FGV Projetos mostrou que 24% das famílias estão mais endividadas ?, o primeiro passo é saber exatamente quanto deve e quanto é possível destinar cada mês para quitar o débito. No caso do cartão de crédito que tem juros próximo de 400% ao ano, procurar a administração do cartão antes do vencimento é fundamental. Negociar um valor fixo de cada prestação vai fazer a dívida não desandar o orçamento. Os juros mudam, mas o salário, não.

Como está mais difícil comprar bens duráveis, pela falta de renda e juros altos, é uma boa opção é recorrer aos reparos. De acordo com a Associação Brasileira de Autorizadas em Eletroeletrônicos (Abrasa), que representa quase 11 mil assistências técnicas em todo o país, o volume de reparos aumentou 28% no primeiro trimestre em relação a igual período do ano passado.

Acumular milhas que podem ser usados não só nas viagens de avião também é uma opção citada por analistas. Hoje, já é possível ganhar milhas em farmácias, postos de gasolina, hotéis, lojas de material de construção e sites de comércio eletrônico. Mas especialistas lembram que a fidelização só é uma aliada no orçamento quando não leva a gastos não planejados.

Até mesmo o gasto com o animal de estimação pode ser menor. Dar banho em casa, sair mais com o cão para gastos com o tapete descartável e pesquisar muito quando se vai comprar remédios e ração também ajudam a economizar.