Cotidiano

Especialista alerta sobre a importância da higienização das mãos

Higienização correta pode prevenir doenças e infecções

No dia 05 de maio, a OMS (Organização Mundial da Saúde) celebra o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Já bastante difundida na área da saúde, a data tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da correta higienização das mãos, essencial para a prevenção de doenças e infecções. De acordo com dados da Unicef, quando realizado corretamente, o hábito pode reduzir o número de mortes relacionadas a diarreia em mais de 40% e de doenças respiratórias em mais de 20%. 

Com base nisso, dentro dos Hospitais e unidades de saúde, não é raro visualizar orientações sobre a higienização e lavagem das mãos. No entanto, segundo a enfermeira especialista em controle de infecção hospitalar do Hospital Uopeccan, Marisa Cristina Preifz de Carvalho, é importante levar estas orientações para a prática. “Com as mãos limpas, todo mundo fica mais seguro. No Hospital, isso se aplica para acompanhantes, pacientes e, principalmente, para colaboradores”, comenta. 

COMO HIGIENIZAR AS MÃOS

A higienização das mãos pode ser feita de duas maneiras: com água e sabão ou com solução alcóolica. Quando a higienização é feita com água e sabão, a OMS orienta que o processo dure entre 40 e 60 segundos e que o indivíduo molhe as mãos e os pulsos com água. Depois, passe o sabão até cobrir toda a superfície e esfregue cada palma sobre o dorso da outra mão, entre os dedos e, por fim, as palmas. Então, deixe as mãos ensaboadas durante 15 segundos e enxague com bastante água corrente. 

No caso da solução alcoólica, a recomendação é que o processo dure entre 20 e 30 segundos e que seja colocada uma quantidade de álcool em gel na palma das mãos (suficiente para atingir todas as superfícies) e o indivíduo esfregue bem o dorso, a palma, os dedos, o vão dos dedos e os polegares. Também é preciso se atentar às pontas dos dedos e as unhas. Se atentando a esses detalhes, as mãos deixarão de ser uma porta de entrada de doenças para assumirem o papel de verdadeiras barreiras de vírus e bactérias. 
Durante ambos os processos, no entanto, é preciso se atentar a outro fator bem importante: pulseiras, alianças, anéis e demais adornos devem ser retirados. Esses objetos costumam acumular microorganismos e, por isso, é necessário higienizá-los separadamente. 

QUANDO HIGIENIZAR?

A higienização das mãos pode ser tida como obrigatória antes durante e depois do preparo de qualquer alimento; antes de tocar em qualquer coisa que vá à boca de um bebê; antes e depois de pegar numa pessoa doente; após coçar ou assoar o nariz; antes e depois das refeições; antes e após ir ao banheiro; antes e depois de tratar algum machucado ou ferimento; depois de trocar fraldas ou ajudar uma criança a se limpar; depois de tocar, alimentar ou limpar um animal; depois de manipular a comida ou objetos de seu gato ou cachorro e depois de tocar no lixo.

Dentro do ambiente hospitalar, a ANVISA determina cinco momentos como ‘determinantes’ para a higienização: antes do contato com o paciente; antes da realização de algum procedimento (como troca de curativo ou punção, por exemplo); após o risco de exposições a fluidos corporais como saliva ou sangue; após o contato com algum paciente e após o contato com alguma área que teve contato com o paciente. Quando se trata de um acompanhante que vai visitar um paciente, as regras também devem ser observadas: é preciso higienizar as mãos ao chegar no quarto/enfermaria e ao sair do local. 

CAMPANHA

Para reforçar a importância da higienização das mãos, o Hospital Uopeccan de Cascavel e Umuarama vai promover, durante todo o mês de maio, a campanha “A saúde do paciente está em suas mãos”. “Dentro dos hospitais, estaremos orientando pacientes e colaboradores sobre a higienização e também faremos vídeos falando sobre o assunto. Além disso, também vamos fazer algumas ações externas, com contato direto com a comunidade, onde poderemos dar orientações que fogem um pouco do ambiente hospitalar, mas que se aplicam ao cotidiano das pessoas”, explica Marisa. 

No dia 04 de maio, por exemplo, uma equipe estará no Cascavel JL Shopping (Avenida Toledo, nº 432), das 10h às 14h e das 18h às 21h, dando orientações e fazendo dinâmicas para mostrar a importância da higienização, além de oferecer agendamento de mamografias gratuitas para mulheres acima de 40 anos.