Cotidiano

Espanha quer investir em infraestrutura no Brasil

BRASÍLIA – O governo espanhol comunicou o interesse de empresas do país ibérico em participar com investimentos no programa de concessões lançado pelo presidente Michel Temer esta semana. O ministro de Comércio da Espanha, Jaime García-Legaz, afirmou, após reunião com o ministro das Relações Exteriores, José Serra, que as empresas espanholas responderão ?à altura? ao ?ambicioso? plano do Brasil.

Mais cedo, García-Legaz esteve com o ministro do Desenvolvimento, Marcos Pereira, e com o secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Moreira Franco, de quem recebeu um mapa detalhado de alguns dos pontos principais. Segundo Serra, já houve demonstração de interesse pelo aeroporto de Fortaleza.

O ministro espanhol também defendeu que o acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul seja concluído o mais breve possível, até o final de 2017. Para García-Legaz, a decisão tomada esta semana pelos quatro países fundadores do Mercosul ? Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ? de impedir a Venezuela de exercer a presidência do bloco até dia 01 de dezembro para se adequar a regras técnicas e de direitos humanos, não interfere nas negociações.

? A realidade mostra que a situação política da Venezuela não está interferindo na negociação entre UE e Mercosul. A melhor prova é que nos dias 10 a 14 de outubro vai se celebrar uma rodada de negociação entre os dois blocos em Bruxelas, portanto não existe nenhum tipo de problema ou interferência que haja paralisado ou gerado bloqueio das negociações ? disse o ministro espanhol.

Para Serra, a solução adotada pelo Mercosul deve facilitar o acordo:

? Essa solução em relação ao Mercosul adotada essa semana facilita o desenvolvimento das negociações com a UE. Vai ter agora uma direção dos quatro países do bloco e vai poder ser mais operacional, uma vez superado esse problema ? afirmou.

García-Legaz afirmou que as empresas espanholas têm interesse em investimentos de longo prazo em áreas de infraestruturas de transporte por estradas, aeroportos, portos, transporte ferroviário, linhas de transporte de eletricidade e infraestruturas de geração elétrica. O ministro disse ainda que o governo espanhol tem ?total confiança? no novo governo de Michel Temer.

? Esses investimentos são uma mensagem de confiança a longo prazo no Brasil e em sua economia. Estamos convencidos de que a economia brasileira já está em disposição de voltar a uma etapa de crescimento, criação de novos empregos e as empresas espanholas querem contribuir com seus investimentos nessa nova etapa de crescimento ? disse, completando:

? A posição do governo da Espanha é muito clara. É de confiança total na nova administração. Confiança em seu plano político, econômico e o desejo do governo da Espanha é ajudar a tornar realidade todos os planos que o governo do Brasil tem. O governo atual tem muito claro que a nova administração Temer tem um plano de governo com muito futuro e queremos trabalhar intensamente nessa cooperação ? afirmou.

Serra lembrou que a Espanha é o segundo país em volume de investimentos no Brasil e está na linha de frente do interesse da negociação Mercosul-União Europeia. O ministro anunciou que haverá um foro ainda este ano organizado no Brasil com investidores espanhóis e, em 2017, outro na Espanha organizado por espanhóis e a Apex.

Serra disse ainda que, na próxima semana, os chanceleres do Mercosul irão se reunir em Nova York para assinar uma nota de apoio ao acordo com a UE.

? A Espanha é um defensor claro e rotundo do acordo União Europeia-Mercosul. Queremos que seja uma realidade em um prazo de tempo breve. Gostaríamos que, ao final de 2017, se possa concluir essa negociação ? pontuou o ministro de Comércio da Espanha.

Na semana que vem, os ministros de Comércio da União Europeia se reunirão em Bratislava e, segundo García-Legaz, o governo Espanhol irá manifestar a vontade de que essa negociação comercial seja concluída rapidamente.