Cotidiano

Espanha prende sete responsáveis por gigantesca rede de pedofilia

MADRI – Sete pessoas foram presas na Espanha em uma operação contra uma organização criminosa que durante 15 anos explorou sexualmente menores de idade, distribuindo e vendendo através da internet “uma gigantesca quantidade de imagens”, informaram às forças policiais do país nesta terça-feira.

A operação começou em maio de 2015, envolvendo a Guardia Civil, a polícia nacional da Espanha, e os Mossos d'Esquadra, a polícia autônoma da Catalunha. Teve início com uma denúncia de uma “situação de risco” em um abrigo para menores em Tortosa, na Catalunha. No mesmo mês, três pessoas, sendo duas francesas e um marroquino, foram presas.

As investigações prosseguiram e revelaram que o caso envolvia uma organização muito maior, que havia distribuído na internet mais de um milhão de 1 milhão de fotos e vídeos pedófilos, assim mais de mil DVDs.

Segundo as forças policiais, grande parte do material era produzido pelo próprio grupo, que explorava menores em situação de risco no Marrocos e na Espanha, especialmente em Barcelona, Tortosa e Valência.

Outras imagens foram produzidas longe da “base” do grupo, em viagens entre os anos 200 e 2015 à países como Sri Lanka, Tunísia, Camboja, Laos, Tailândia, Singapura, República Tcheca, Quênia, França e Indonésia.

Em três anos, o grupo recebeu mais de 80 mil euros pelo material, que era vendido pela internet e enviado pelo correio. A investigação descobriu pelo menos 80 vítimas diferentes, todas menores de idade.

Além dos três presos no ano passado, outros quatro foram presos em julho, inclusive o líder do grupo, “que abusou de menores de 13 anos”, afirma a polícia espanhola. A força-tarefa da investigação não descarta mais prisões para desbaratar a rede de pedofilia, que queria “criar um ponto de exploração sexual” infantil no Marrocos através da venda de pacotes de férias a outros pedófilos.