Cotidiano

Espanha prende dois marroquinos suspeitos de serem recrutadores do EI

SPAIN-MOROCCO-JIHADISTS-ARREST-ISMADRI ? A polícia espanhola prendeu neste sábado dois marroquinos suspeitos de fazerem parte de uma rede de propaganda e recrutamento do grupo Estado Islâmico (EI). De acordo com o ministério do Interior, ambos se juntaram ao grupo voluntariamente, agindo ?como células terroristas individuais e descentralizadas, prontos para cometer atos terroristas na Espanha?.

Os homens ? detidos em Madri e Roda de Ter, na Catalunha ? eram responsáveis por atrair e recrutar jovens muçulmanos com o objetivo último de formar um exército de seguidores.

Eles também ?faziam propaganda e elogiavam as vitórias militares e sucessos do EI, de forma atrativa para atrair um máximo de apoiadores?, explicou o ministério.

Segundo a polícia, os dois detidos se radicalizaram rapidamente, a ponto de terem se oferecido para serem mártires. Em 2015, a Espanha aprovou uma lei autorizando a detenção de pessoas por simples consulta de sites extremistas. Um total de 163 pessoas apresentadas como jihadistas foram presas no país desde então.