Educação

Espaços das escolas estaduais de Cascavel estão prontos para receber alunos na próxima semana

Todos os colégios já têm o aval da Comissão de Protocolo de Biossegurança do Núcleo Regional de Educação para o retorno na próxima segunda-feira (10)

Espaços das escolas estaduais de Cascavel estão prontos para receber alunos na próxima semana

Cascavel – Das 42 escolas que compõem a rede estadual em Cascavel, 19 retomam as aulas presenciais nesta segunda-feira (10) e todas já têm o aval da Comissão de Protocolo de Biossegurança do Núcleo Regional de Educação, que conferiu se todas as medidas estão sendo seguidas, como demarcação de espaços comuns a alunos e servidores (salas de aula, biblioteca e auditório), respeitando o distanciamento de pelo menos 1,5 metro, além de uso obrigatório de máscara, álcool em gel e aferição de temperatura. “Todos os espaços estão organizados para recebermos os alunos que irão retornar”, assegura a diretora auxiliar do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, Maria Aparecida Pinto Lopes, que fica localizado no Bairro Alto Alegre, em Cascavel.

Os protocolos serão acompanhados pela comissão, para que, gradativamente, mais alunos possam retornar ao ambiente escolar.

No Colégio Estadual Santa Cruz, o trabalho também é feito com muito cuidado para o retorno dos alunos. As áreas comuns já estão demarcadas e têm placas indicativas para cada tarefa de alunos e servidores. “Para que o aluno saiba onde ele deve lavar as mãos, encher a garrafa de água, sem gerar aglomerações”, explica a diretora Ivone Batista Prado.

Apesar da expectativa de retorno às aulas presenciais, em todo o Paraná cerca de 200 colégios voltam a receber alunos após 14 meses de salas vazias. O retorno é gradativo para garantir a segurança de todos. Em Cascavel são esperados 2.373 alunos, cerca de 7,3% dos 32.374 matriculados nos 42 colégios.

Será priorizado o retorno dos estudantes que têm dificuldades para acessar o conteúdo on-line. Todos devem ter autorização dos pais. Cada escola se organizou de acordo com sua estrutura, capacidade e especificidades de atendimento para delimitar quantos alunos poderá atender de imediato. “A partir de agora, iremos atualizar novamente os termos de autorização dos pais, pois no começo do ano tínhamos uma quantidade de alunos que voltariam, mas sabemos que muitos podem ter mudado de ideia”, afirma a diretora da Escola Estadual Santa Cruz, Ivone Batista Prado.

Em toda a rede segue o ensino híbrido, com as aulas sendo transmitidas ao vivo para estudantes em casa.

Características – A reorganização nas escolas foi feita de acordo com o acompanhamento pedagógico, principalmente a fim de atender aos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem, tanto por não conseguirem acompanhar sem a mediação dos professores, como por não ter acesso à internet e aparelhos necessários para assistir às aulas de forma remota.

No Colégio Padre Carmelo, estão matriculados em torno de 1.300 alunos no ensino regular e técnico. Desses, apenas os estudantes de programas de ensino complementar, como Celem, Altas Habilidades e Sala de Recursos, que somam em torno de 130 alunos, voltarão distribuídos conforme as turmas que já frequentavam. A capacidade por turma varia de quatro a 15 alunos.

No Santa Cruz, retornam 45 alunos do Ensino Médio, à noite, com três turmas. A escola organizou as salas de aula para 12 alunos cada, sendo assim, deverão utilizar pelo menos quatro salas para atender a demanda inicial.

No Colégio José Ângelo Baggio Orso, no Bairro Guarujá, deverão retornar 90 alunos, sendo três turmas de 8º ano, à tarde, e quatro de 9º ano, no período da manhã. A capacidade é de 13 alunos por sala de aula.